03/11/2011 20:11

Haverá Salvação durante a Grande Tribulação?

Saiba a respeito da salvação na Grande Tribulação

Haverá salvação na Grande Tribulação? Se houver, será por meio do sangue do mártir ou do sangue de Cristo? Será por iniciativa pessoal ou por agência do Espírito Santo? O que a Bíblia diz a respeito do temário?

Essas perguntas são frequentes e comuns entre os crentes interessados pela Escatologia Cristã. Neste breve artigo, explicamos de modo objetivo e prático essas importantes indagações a respeito da soteriologia escatológica.

A Salvação será pela graça mediante a fé
Haverá salvação durante a Grande Tribulação segundo Apocalipse 7; 12.11 e 14.4. As descrições nestes textos confirmam que a salvação será mediante o sangue de Cristo.

O conceito popular entre os cristãos de que a salvação durante este período se dará mediante o sangue ou morte do próprio indivíduo necessita de alguns esclarecimentos. Inicialmente, nenhum daqueles que mantiverem a sua crença em Cristo neste período será salvo por ter sido morto pela figura enigmática do Anticristo. A salvação não é por qualquer ato de justiça que possamos efetuar. O único meio através do qual o crédulo deste período será salvo é mediante a agência do sangue de Cristo: “E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram de grande tribulação, lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra” (Ap 7.14-15 – grifo nosso).

O princípio da salvação pela graça mediante a fé ainda continua válido para esses dias de grandes agruras, o princípio do versículo 6 [Hb 1.11-40], sem fé é impossível agradar a Deus, não se limita à presente era, mas vale para todas as épocas . É assim que se entende o texto de Apocalipse 12.11: “Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida”. (grifo nosso)

No primeiro agente, o sangue, encontramos a graça, pois se refere ao sacrifício voluntário e gratuito de Cristo a favor da humanidade e, somente depois, a segunda agência, a fé, mediante a qual a pessoa confessa sua incapacidade de se salvar e aceita os postulados do Calvário: “ e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida”.  (grifo nosso)

Mesmo a salvação sendo operada através do sangue de Cristo, torna-se-á necessário a manifestação da fé do mártir na obra efetuada por Cristo. Isto o indivíduo afirmará através de sua fé por meio de sua própria morte. Neste caso, o crédulo desse tempo não é salvo porque deu a sua vida, mas porque o seu sangue derramado na morte testifica e confirma a sua fé no sacrifício vicário de Cristo.

A salvação será através da ação do Espírito Santo
Alguém pode perguntar: “Como alguém poderá crer no sangue de Cristo durante a Grande Tribulação?”. A resposta a esta pergunta está clara através de todo o Novo Testamento: através da agência do Espírito Santo. A respeito da ação salvífica do Paracleto, Jesus afirmou: Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. O mesmo princípio é ratificado em João 3.5,6. A diferença entre a atuação do Espírito no tempo da Graça para os dias da Grande Tribulação é, que, na Graça, o Espírito habita no crente, enquanto na Grande Tribulação, assim como no Antigo Testamento, o Espírito não habitará no crédulo. Assim, distinguimos entre a regeneração efetuada pelo Espírito e a habitação do Espírito no crente. Mesmo que o Espírito não habite no crente no tempo da Grande Tribulação isto não O impedirá de efetuar a regeneração nessa pessoa.

Os Resultados da Salvação
Os textos que tratam da salvação neste período tribulacional indicam vários resultados da salvação:

a) Haverá purificação pessoal:
Passagens como Apocalipse 7.9,14 e 14.4 mostram claramente que o indivíduo salvo é aceito por Deus. Em nenhuma outra base o indivíduo poderia estar “diante do trono de Deus”.

b) Haverá salvação nacional: A preparação de tal nação (veja Ez 20.37,38; Zc 13.1,8,9) resultará na salvação da nação no segundo advento, como prometido em Romanos 11.27. As promessas nacionais podem ser cumpridas porque Deus, pelo Espírito Santo, redimiu um remanescente em Israel ao qual e por meio do qual as alianças podem ser cumpridas.

c) Haverá bênçãos milenares:
Apocalipse 7.15-17 e 20.1-6 deixam claro que a salvação oferecida durante esse período encontrará seu cumprimento na terra milenar. Todas as bênçãos e privilégios de serviço, posição e acesso a Deus são vistos no âmbito milenar. É assim que as promessas nacionais serão realizadas mediante a salvação individual durante a tribulação e serão desfrutadas na terra durante o milênio.

Cada cristão deve entender que a Igreja aguarda pacientemente o Arrebatamento da Igreja. Nossa salvação já está garantida e segura em Cristo.

56 comentário
Facebook Compartilhe

COMENTÁRIOS

  • De: carlos silva

    Comentario: Eu acredito na salvação na tribulação, tem alguns versiculos que nos mostram isso, agora se voce não crer não fara diferença nenhuma, porque ela continuara existindo. fique na paz
  • De: Dirceu Silva Jardim

    Comentario: Achei exelente o estudo, claro e bíblico. Infelismente pessoas que só leem a Biblia, nao a estudam com profundidade, classificam a superficialidade de "Evaqngelho Puro". Quando alguém apresenta algo com profundidade Bíblica, acham que é heresia. Nós evengélicos precisamos parar de olhar só para a doutrina que nossa igreja local prega e estudarmos mais sobre o Reino de Deus que é bem mais abrangente. E estudarmos na Bíblia é claro ...
  • De: ivanildo pereira

    Comentario: A paz do senhor irmão ,como de praxe seus estudos sao elucidativos e praticos .aonde facilita sobremaneira a compreenssao . Em suma os estudos da cpad , são formidáveis e uma benção divina.
  • De: jose vais

    Comentario: meu hermao a pas do sehor jesus esta nova orde mundial e ja o antecristo este chip pode ser a marca da besta que deus os abençoe
  • De: José Maciel

    Comentario: gostei parabéns.
  • De: Geovane

    Comentario: Quanta besteira vocês que se dizem Cristãos falam a esse respeito, o camarada que diz que haverá salvação depois da vinda de Cristo é um imbecil e a Bíblia dele é diferente da minha, o povo que se deixa manipular por ensinamento medíocres como esse falar o que dessa gente? Vamos pegar como referencia no diluvio, Noé pregou todo o tempo que construi a Arca e depois veio o diluvio, quando Noé fechou a Arca aqueles que estavam fora tiveram chance de se salvar vou dar um NÃO bem grande
  • De: jhon

    Comentario: Não haverá salvação na grande tribulação.....agora é a hora de se arrepender de seus pecados e servir a cristk para serem salvos depois só se resta o juizo....
  • De: Cesar Antonio Ferreira Co

    Comentario: Eu gostei do estudo. Agora fiquei pasmo com alguns comentários. Eu prefiro subir com certeza, e tenho que fazer por onde. Mas acredito que aos que ficarem haverá a oportunidade pelo renunciar ao anticristo e querer morrer para Deus, mas é claro com obras de pregar o palavra. Quanto ao ser convencido pelo Espirito Santo do pecado e da justiça, eu Creio. Mas peço para atentarem pela transformação de Saulo. Foi a luz de Cristo mas a sua voz que ensinou a Saulo o caminho e o seu ministério.
  • De: PB MAURO

    Comentario: ESTUDO MUITO BOM, REALMENTE A IGREJA PASSARA PELO PRINCIPIO DA GRANDE TRIBULAÇÃO, DEPOIS OS QUE FICAREM PASSARAO POR SETE ANOS, TRES E MEIO DE APARENTE PAZ E DEPOIS O RESTO O ANTI-CRISTO SE MANIFESTARA E SE REVELARA. O ESPIRITO SANTO NÃO ESTARA MAIS NA TERRA, A SALVAÇÃO NÃO SERA MAIS PELA GRAÇÃ, MAS SIM DE CADA PESSOA QUE SE DECLARAR SEGUIDORAS DO MESTRE, AI ENTÃO TERÃO QUE PAGAR COM A PROPRIA VIDA, .....SERA MAIS DIFICIL ACEITAR A PALAVRA POIS O ESPIRITPO SANTO NÃO ESTARA MAIS NA TER
  • De: Lidiane

    Comentario: passar para o face de lidiane
  • De: Pr. Aurélio

    Comentario: A igreja precisa saber sim sobre arrebatamento, grande tribulação, mas existem coisas que são fundamentais. Precisamos pregar o evangelho verdadeiro, o evangelho da renuncia, da abnegação, da santificação. Infelizmente o que tem sido pregado neste últimos tempos é um evangelho de facilidades, de riquezas que torna cada vez mais os crentes egoístas e mesquinhos. Precisamos voltas às nossas origens, voltar a sermos como a igreja primitiva. Deus abençoe a todos.
  • De: marcelo

    Comentario: se nao houver salvação na grande tribulação como a igreja vai ser salva? se o arrebatamento so vai ser depois da grande tribulação... mateus 24 é claro sobre isso, é a espinha dorsal da escatologia, palavras do proprio cristo. quem quiser acreditar em outra teoria, faz como nos tempos de jeremias que deram ouvidos aos falsos profetas como ananias. para quem crer nesse falso arrebatamento secreto, desafio provar aqui dentro das escrituras...
  • De: joão mattos

    Comentario: amados,não se esqueçam que a bíblia diz: amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a sua alma e de todo o teu entendimento.A PERGUNTA É : OS Q FICAREM SERVIRÃO POR AMOR?LEMBRE-SE AINDA Q DESSE MEU CORPO À MORTE,SEM AMOR NADA ADIANTARIA.1ª COR 13.3
  • De: João Davi

    Comentario: Não esqueçamos de Israel, para muitos eles que serão salvos durante a grande tribulação, uma vez que seus olhos serão abertos e reconhecerão Jesus como o verdadeiro Messias...
  • De: Joao Luiz Marques

    Comentario: È profundamente lamentável e estarrecedor, perceber quantos irmãos estão, tão equivocadas e desconhecedoras acerca de assuntos vitais e que dizem respeito à nós, servos do Senhor Jesus Cristo e à Sua Santa Palavra. Não é de admirar que igrejas e, não poucas, andam superlotadas de quem nenhum compromisso professam com Deus e as Escrituras. Culpo a todos nós e em absoluto nossos líderes que, pretensamente dizem-se, dentro da vontade Deus. Ensinam o que não sabem e/ou não sabem o q
  • De: Alexandre

    Comentario: Lamentável este estudo. Consegue jogar por terra as coisas mais simples do evangelho. Cita passagens bíblicas que já ocorreram.e outras que ocorrerão antes da GT. .
  • De: Alexandre

    Comentario: Estudo infeliz. O escritor não leva em conta uma série de fatos que já ocorreram e outros que ocorrerão antes da GT. Precisa estudar melhor Mateus 24 e 25. Uma lástima.
  • De: zaqueu p cardoso da silva

    Comentario: quero saber como que vai ser a vida dos crentes na grande tribulação ? e quando a morte vai ser presa ? e a chance do povo se arrepender ?? vai existir ??? se a morte esta presa , não é morrendo que vão ser salvos...
  • De: José Eduardo

    Comentario: Meus irmãos em Cristo. Temo que talvez muitos de nós estejamos equivocados quanto à questão do arrebatamento "pré-tribulacionista", ou seja, onde os crentes fieis em Cristo serão ressuscitados e arrebatados ANTES da grande tribulação. Fiz muitos estudos pessoais e cheguei à conclusão que algo está errado neste entendimento. TODOS IREMOS PASSAR PELA GRANDE TRIBULAÇÃO! (continua...)
  • De: jhones cavalcante

    Comentario: " É claro que dentro dessas explanações não foi considerado sobre as 5 virgens prudentes e 5 virgens loucas, não é? diz a biblia que quando o NOIVO fechar a porta, não haverá chance para as loucas."
  • De: sheila sanches

    Comentario: Alguém pelo amor de deus,pode me responder se a morte vai ser ou tirada da terra?na grande tribulação,não consigo entender vai morrer ou vai sofrer e ou os 2.mas me responda tá pq eu não vi outra pergunta igual a essa acima.
  • De: sheila sanches

    Comentario: Alguém pelo amor de deus,pode me responder se a morte vai ser ou tirada da terra?na grande tribulação,não consigo entender vai morrer ou vai sofrer e ou os 2.mas me responda tá pq eu não vi outra pergunta igual a essa acima.
  • De: jacqueline xavier

    Comentario: Achei este artigo muito bem elaborado e fundamentado,levando em consideração de que o livro de Apocalipse é de díficil interpretação e compreensão. Pois para enterdemos devemos estudar outros livros proféticos da Biblia,já que é composta por 27% de profecias em toda ela.
  • De: Horacy dos Santos

    Comentario: Felizmente existem bons livros para livrar-nos do atoleiro: Anthony A. Hoekema, A Bíblia e o Futuro; Harald Schaly, O Pré-milenismo Dispensacionalista à Luz do amilenismo; Hernandes Dias Lopes, Apocalipse, o Futuro Chegou; Ray Summers, A Mensagem do Apocalipse; William Hendriksen, A Vida Futura segundo a Bíblia; E muitos outros, como A teologia Sistemática de Louis Berkhof. Abraço de um Amilenista.
  • De: Valdemar

    Comentario: Não creio desta forma, creio que neste período ninguém será salvo pelo menos para ir à nova Jerusalém pois o Espírito Santo não estará mais na terra o qual detém o anticristo se manifestar, é ele o esp. sto quem convence o homem do pecado. O período da Graça (salvação) se encerrará no arrebatamento da Igreja e consequentemente o sangue já terá realizado todo o propósito de Deus. Qto aos que vieram da grande tribulação, não são salvos durante à grande tribulação e sim an
  • De: Ricardo Cianella

    Comentario: Boa tarde Se a morte será retirada de sobre a terra, como poderão morrer pelo nome de Jesus Cristo ou o seu testemunho?
  • De: Marcos Donizeti pires da

    Comentario: A paz do Sr Pastor Esdras estou estudando essa que questão profundamente para entendela em sua totalidade e duas dúvidas me surgiram a bíblia diz que cristo voltará quando o evangelho for pregado a todas as pessoas mundo ok? então se será pregado não haverá mais pessoas ligas sobre a salvação elas terão então uma nova chance ? c como os desviados e etc ... Deus abencoe
  • De: adailson de jesus

    Comentario: shalom!gostaria de saber.se pessoas morreão durante a grande tribulaçao?e sobre o sinal da besta.será mesmo um sinal na mão e na testa ou (na testa,aceitaçao mental da doutrina do antcristo e na mão,as açoes do antcristo?)
  • De: josival soares de oliveir

    Comentario: a salvação é mediante ao batismo espiritual ou seja , no batismo o cristão recebe o espirito santo, sendo uma forma de ressurreição uns é escolhidos para honrar a palavra outros é escolhidos para desonrar a palavra. lembre-se, que Deus escolheu em numero de doze mas um foi escolhido para desonrar a palavra para se cumprir as escrituras. é nesta vida que se escolhe para onde deva ir, os que praticarem o bem para a vida eterna os que praticarem o mal para a perdição eterna. melhor é
  • De: josival

    Comentario: a salvação é peça graça se hoje ouvir a minha vóz não endureça o vosso coração como na tentação do deserto, pois o tempo de salvação é este e não haverá outro depois da volta de Jesus. a salvação é agora não existe outra chance. [há outra chance para o povo de israel, a qual é esta junto aos gentios, e depois vem o juizo de Deus sobre aqueles que não deu crédito nas pregações dos apóstolos de cristo.

COMENTE





COLUNISTAS

Fechar RECEBA INFORMATIVO
teste