Anterior

ANTERIOR

STJ julga hoje ação da família real pela posse do Palácio da Guanabara

06/12/2018

Próximo

PRÓXIMA

IPVA 2019 terá desconto de 3% para pagamento em cota única

07/12/2018

Giro pelo Brasil

Greve afeta circulação de nove linhas de ônibus no Rio

Paralisação de funcionários da empresa Estrela Azul chega ao terceiro dia nesta quinta (6). Coletivos circulam pelas zonas norte, sul e central da cidade

Fonte: R7 / Foto: Divulgação/Estrela Azul | 06/12/2018 - 17:20
Greve afeta circulação de nove linhas de ônibus no Rio

Cerca de 400 funcionários da empresa de ônibus Estrela Azul entraram no terceiro dia de paralisação nesta quinta-feira (6). Os trabalhadores afirmam estar sem receber há três meses. Duas parcelas do 13º salário do ano passado também não teriam sido pagas.

Com a greve, nove linhas que circulam entre as zonas norte, sul e central da cidade estão suspensas (veja abaixo).

De acordo com o vice-presidente do sindicato dos rodoviários, José Carlos Sacramento, a empresa descumpriu um acordo firmado na Justiça com a categoria.

“Hoje o trabalhador está com três meses de salário atrasado, tira férias sem receber, não ganha cesta básica e há dois anos o FGTS não é depositado”, afirma. “Os trabalhadores estão vulneráveis. Eles vão passar Natal e Ano Novo sem o arroz e o feijão na mesa”.

A Estrela Azul reconheceu o descumprimento dos compromissos financeiros, incluindo a folha de pagamento de seus rodoviários. Segundo a empresa, uma suposta defasagem tarifária vem prejudicando o consórcio.

Para minimizar os efeitos da paralisação, o Rio Ônibus (Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro) informou que outras empresas estão buscando medidas emergenciais. 

A Secretaria Municipal de Transportes informou que monitora a situação. De acordo com a pasta, os consórcios têm obrigação contratual de absorver as linhas em caso de greve e paralisação, para que não haja prejuízo aos usuários.

Veja as linhas afetadas:

311 - Engenho Leal (Via Cavalcante) x Candelária (circular)
SP-311 - Del Castilho x Candelária (circular)
292 - Castelo - Engenho da Rainha
SP-292 - Engenho da Rainha x Candelária (circular)
464 - Maracanã x Copacabana (circular)
435 - Grajaú x Gávea (Via túnel Santa Bárbara)
434 - Grajaú x Copacabana (Siqueira Campos) (Circular-Via Lapa) 
436 - Grajaú x Leblon (Via Rebouças
503 - Leblon x Gávea