Anterior

ANTERIOR

Chuva forte volta a atingir bairros do Rio

09/04/2019

Próximo

PRÓXIMA

Corpo de músico fuzilado pelo Exército é enterrado no Rio

10/04/2019

Giro pelo Brasil

Abraham Weintraub é nomeado como novo ministro da Educação

Ricardo Vélez é demitido após uma série de desentendimentos no MEC

Redação CPAD News/ Com informações do G1 - Foto: Casa Civil/PR | 10/04/2019 - 10:20
Abraham Weintraub é nomeado como novo ministro da Educação

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na última segunda-feira (8) a nomeação de Abraham Weintraub como ministro da Educação, oficializando a demissão de Ricardo Vélez Rodríguez.

Vélez enfrentava uma "guerra interna" no MEC provocada por desentendimentos entre militares e seguidores do escritor Olavo de Carvalho.

Nos dois meses e meio em que esteve à frente do Ministério da Educação,  o ex- ministro se envolveu em uma série de declarações polêmicas, entre elas:

-    Disse que quer mudar os livros didáticos para revisar a maneira como tratam a ditadura militar e o golpe de 1964.
-    Anunciou a demissão do secretário-executivo da pasta diante da "guerra" no ministério. Depois trocou os substitutos e também demitiu o presidente do Inep;
-    Pediu a escolas que filmassem alunos cantando Hino Nacional e enviassem o vídeo ao MEC. Depois, voltou atrás;
-    Disse em entrevista que o brasileiro parece um "canibal" quando viaja ao exterior. Depois, disse ter sido "infeliz" na declaração;
-    Afirmou que a universidade não é para todos.

Abraham Weintraub, que assumiu o cargo de ministro, já trabalhava no governo Bolsonaro, como secretário-executivo da Casa Civil.

Weintraub é formado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1994) e mestre em administração na área de finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele é professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atuou no mercado financeiro por mais de 20 anos.

Na iniciativa privada, trabalhou no Banco Votorantim por 18 anos, onde foi economista-chefe e diretor, e foi sócio na Quest Investimentos.