Anterior

ANTERIOR

Partidários de Trump podem ficar sem cobertura médica caso acabe o `Obamacare´

24/03/2017

Giro pelo Mundo

Por acidente, experimento de estudante produz explosivo usado por terroristas

Universidade britânica detectou substância utilizada nos ataques de Paris e evacuou prédio para poder eliminá-la com explosão controlada

Fonte: G1 | 17/02/2017 - 09:45
Por acidente, experimento de estudante produz explosivo usado por terroristas

Um experimento feito por um estudante da Universidade de Bristol, no Reino Unido, acabou provocando a evacuação de todo o prédio. O motivo: por acidente, ele produziu a mesma substância altamente explosiva usada nos ataques terroristas ocorridos em Paris há pouco mais de um ano.

Uma investigação interna da universidade descobriu que o triperóxido de triacetona (TATP) havia sido "formado sem intenção durante um procedimento de rotina".

Um cordão de isolamento foi colocado ao redor do prédio de Química da universidade no início do mês, quando o incidente foi descoberto. Uma explosão controlada foi realizada - e felizmente ninguém se feriu.

O TATP foi a substância usada nas roupas explosivas usadas por jihadistas nos ataques de Paris - e depois também foi encontrada pela polícia belga nos ataques realizados em Bruxelas.

"Nós temos robustos planos de contingência para lidar com incidentes desse tipo", afirmou a Universidade de Bristol.

"Assim que a presença do TATP foi identificada, o aluno imediatamente notificou os responsáveis pela segurança do laboratório no prédio", explicou.

"Depois, outras atitudes foram tomadas, que resultaram em uma evacuação, por precaução, do edifício da Química e dos prédios ao redor. Depois, os serviços de emergência realizaram a eliminação controlada da substância."

A Universidade disse ainda que está revisando seus procedimentos para "determinar que outras checagens adicionais" poderiam ser feitas para evitar situações semelhantes.

COLUNISTAS