Anterior

ANTERIOR

Dono de livraria é preso por vender Bíblia no Irã

18/09/2019

Universo Cristão

Cristãos enfrentam alto nível de perseguição em Omã

Situação geral para os cristãos, sejam convertidos do islamismo ou expatriados, na sociedade omani não mudou muito no últimos anos

Fonte: Portas Abertas | 10/09/2019 - 12:00
Cristãos enfrentam alto nível de perseguição em Omã

A média de pressão aos cristãos em Omã, país do Oriente Médio, está em um nível muito alto, de 11,5, subindo 0,3 em comparação com o ano anterior. Nos últimos anos, a situação geral para cristãos na sociedade omani não mudou muito. Apesar de todas as esferas da vida mostrarem níveis de pressão altos ou muito altos, é claramente pior na vida privada, família e igreja.

Isso reflete, por um lado, a difícil situação para cristãos convertidos, que enfrentam uma pressão muito alta da família. Por outro lado, a vida na igreja é difícil para cristãos convertidos e expatriados, já que o proselitismo e a integração de convertidos ex-muçulmanos são socialmente inaceitáveis. A pontuação para violência permaneceu baixa apesar do aumento de 1,1 para 1,7.

Quanto à perseguição às mulheres, elas se encontram em uma posição vulnerável no país. A sociedade é muito conservadora e suas vidas são controladas por pais, maridos e guardiões. Na cultura islâmica omani, mulheres são vistas como menos valiosas que homens, mesmo em processos judiciais. O mais comum é que elas fiquem na casa da família com os filhos. Isso encoraja um pensamento em que a mulher é vista como menos capaz de muitas formas, o que também tem um impacto na fé, já que não se espera que mulheres tenham suas próprias opiniões religiosas.

Esse ambiente se torna especialmente difícil para convertidas ex-muçulmanas. Geralmente, a pressão da família é mais sentida por mulheres e meninas. Isso, unido ao controle social, pode ser visto como uma das muitas barreiras existentes para prevenir mulheres de se converter e se encontrar com cristãos. Além disso, os maus tratos a trabalhadores estrangeiros, incluindo abuso sexual, permanece um problema de alta importância.

Para homens cristãos expatriados, a pressão por causa da fé é mais enfrentada no ambiente de trabalho. Já para homens convertidos, o impacto é muito mais abrangente. É provável que serão banidos pelas famílias, resultando em amplas exclusões sociais. As famílias não os ajudarão mais e perderão acesso a produtos de necessidades diárias, geralmente providos pela família. Além disso, encontrar emprego será mais difícil e nenhuma família permitirá que a filha case com um homem que não respeita a própria família.

Pedidos de oração

- Ore para que Deus quebre as fortalezas espirituais em Omã, que bloqueiam as pessoas de aceitar o evangelho e se comprometer com Cristo.

- Peça por fé e dedicação para que os cristãos testemunhem para os omanis.

- Agradeça ao Senhor pelos omanis que reconheceram o Senhor Jesus como filho de Deus.