Bandeira Nacional do Brasil, o Hino Nacional, as Armas Nacionais (também conhecido como Brasão Nacional) e o Selo Nacional são símbolos que representam o Brasil e sua identidade no mundo, conforme descrito na Constituição Federal. Nesta quarta-feira, 18 de setembro celebra-se o Dia dos Símbolos Nacionais.
A Lei 5.700, de 1º de setembro de 1971, define quais são os símbolos nacionais e dispõe sobre a forma e a apresentação de cada um. Esses itens são manifestações gráficas que representam o Brasil, dentro e fora dele, levando a cultura brasileira e a refletindo sobre a história.
Conhecer o Hino Nacional do Brasil e os outros símbolos é uma prática relacionada ao civismo, que deve ser valorizada por todos.
Confira um pouco da história de cada símbolo:
Bandeira Nacional
Instituída em 1889, quatro dias após a Proclamação da República, a Bandeira Nacional foi projetada pelos filósofos Miguel Lemos e Raimundo Teixeira Mendes, também matemático, pelo astrônomo Manuel Pereira Reis e pelo pintor Décio Vilares.
As estrelas representam os 26 estados e o Distrito Federal. O lema “Ordem e Progresso” é inspirado na filosofia positivista. E as cores também têm significados relacionados à história política e à cultura portuguesa. O verde representa a Casa de Bragança, dinastia de D.Pedro I, primeiro imperador do Brasil. Atualmente, a cor verde representa as matas e florestas.
O amarelo simboliza a Casa de Habsburgo, da Família Real portuguesa. A cor simboliza o ouro e as riquezas minerais do país. O azul representa o céu. E o branco, a paz.
A Bandeira é hasteada diariamente no Ministério da Defesa, bem como nos demais prédios públicos e palácios.
Hino Nacional Brasileiro
O Hino foi composto pelo violoncelista Francisco Manuel da Silva e a letra, pelo poeta Joaquim Osório Duque Estrada. A oficialização da letra e música aconteceu em 1970, pela Lei 5.700.
Armas Nacionais ou Brasão Nacional
Encomendadas pelo primeiro presidente do Brasil, Marechal Deodoro da Fonseca, as armas ou brasão nacional foram desenhadas pelo engenheiro Artur Zauer. As armas foram criadas na mesma data da Bandeira Nacional e representam glória, honra e nobreza do Brasil.
São formadas por um escudo redondo sobre uma estrela verde e amarela de cinco pontas. No centro, há a representação do Cruzeiro do Sul com uma espada. Nas laterais, à esquerda um ramo de café, e à direita, um ramo de fumo. Ainda tem a data da proclamação da República “15 de novembro”, na extremidade à direita, e “de 1889”, à esquerda.
Selo Nacional
O Selo Nacional também foi criado em novembro de 1889. Ele é usado para autenticar documentos oficiais, como atos de governo, diplomas e certificados expedidos por escolas oficiais ou reconhecidas. O Selo é baseado na esfera da Bandeira Nacional, representado por um círculo, com as palavras “República Federativa do Brasil”.
Com informações dos sites gov.br e Supremo Tribunal Militar