Um recente ataque violento no norte de Gana, próximo à fronteira com Burkina Faso, resultou na morte de nove pessoas. Segundo testemunhas, os agressores dispararam contra dois veículos que transportavam comerciantes a caminho do mercado. A maioria das nove vítimas eram mulheres.
A comunidade cristã de Burkina Faso tem sofrido com o aumento do extremismo islâmico na região. Em 2023, o país subiu do 32º para o 23º lugar na Lista Mundial da Perseguição, divulgada pela Portas Abertas. No entanto, são raros os relatos de casos de perseguição em Gana, especificamente.
De acordo com a International Christian Concern (ICC), os extremistas islâmicos correm soltos por todo o Sahel, a região de países logo a norte do Gana, incluindo jihadistas que frequentemente atravessam fronteiras para países como a Costa do Marfim e o Togo.
Caso essa instabilidade em Burkina Faso e no Sahel continue, é provável que o terrorismo seja intensificado em toda a região e casos como este recente em Gana se tornem cada vez mais comuns.
Com informações ICC