O programa de ajuda “Dress a girl around the world” (“Vista uma garota ao redor do mundo”), criado pela organização cristã não denominacional, Hope 4 Women International (H4WI), distribuiu cerca de 4 milhões de vestidos para meninas em vulnerabilidade social.
A iniciativa surgiu, quando a presidente da H4WI, Rachel Eggum Cinader, estava em uma viagem missionária, e notou que as meninas de Uganda precisavam de roupas novas.
“Elas estavam usando roupas surradas. Minha irmã Joan e eu levamos fronhas para Uganda e ensinamos as mulheres a fazer vestidos em máquinas de costura de pedal. Logo, a ideia pegou e pessoas de todo o mundo queriam fazer vestidos”, contou Rachel.
A notícia se espalhou entre cristãos e igrejas de vários países, que começaram a confeccionar vestidos infantis e enviar à organização para serem doados. Os vestidos são distribuídos por meio de voluntários que estão indo em viagens missionárias. Ao fazer a entrega, eles aproveitam a oportunidade de compartilhar Jesus e seu amor.
Rachel também conta que esse programa de ajuda tem abençoado não só a vida das meninas que recebem os vestidos, mas também de quem participa do processo de produção.
“Muitos disseram que este programa lhes dá um propósito. Vimos mulheres que estavam deprimidas e agora estão animadas para sair da cama e costurar para meninas que vivem na pobreza. Eles oram pelos vestidos e pelas meninas que os receberão”, afirma presidente.
Entre os voluntários envolvidos no projeto, está a Igreja do Nazareno de Oro Valley, no Arizona, que começou a costurar os vestidos em 2012. Desde então, os membros da igreja já criaram mais de 28.000 vestidos. A congregação promove um evento, todo mês de novembro, onde centenas de voluntários se reúnem para confeccionarem mais de 1.500 vestidos em um único dia.
“Sempre que esses vestidos são distribuídos por nossas equipes, compartilhamos com as meninas que Deus as vê como princesas aos seus olhos, e esses vestidos servem como um lembrete do quanto Deus as estima e quer ter um relacionamento com elas. As meninas são conectadas a igrejas locais, onde o discipulado de acompanhamento pode ocorrer”, afirmou David Hillis, o pastor da congregação.
No Canadá, a igreja Leduc Alliance Church, já doou mais de 3.500 vestidos para diversos países africanos, como Malawi, Namíbia, Egito, Burundi, Ruanda, Uganda, Botsuana, Quênia e Camarões. Além de também ter feito entregas de vestidos para o México, Jamaica, Índia, Brasil, Haiti, Panamá e Guatemala.
“Oramos e confiamos que Deus falará com as meninas por meio desse ato de bondade”, declarou Kathy Drader, líder da ação na igreja.
Além de receber e fazer a distribuição dos vestidos, a Hope 4 Women International também treina mulheres em seus próprios países, para fazer as roupas. Elas recebem o treinamento e são presentedas com máquinas de costura, permitindo que elas vistam suas próprias meninas.
No site oficial da organização, é possível contribuir com o projeto de forma financeira, comprando algum produto da lojinha virtual ou patrocinando o vestido de uma menina carente, pelo valor de 20 dólares.
Redação CPAD News/ Com informações Guiame e Hope 4 Women International (H4WI)
Fotos: reprodução/ Facebook (Dress a Girl Around the World).