Curitiba, Goiânia e Salvador são as três capitais brasileiras que recebem a quinta geração de telefonia celular nesta terça-feira (16). O 5G standalone, já disponível também em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa e São Paulo, pode chegar a velocidade superior a 1 gigabit por segundo (Gbps) no auge. Segundo a Anatel, há atualmente 81 modelos habilitados para o 5G. Mas só 59 desses smartphones estão aptos à rede standalone.
Além do 5G standalone (SA), há outras duas redes em operação no Brasil que são classificadas como non standalone (NSA). A mais popular é o 5G DSS, que usa frequências 4G e antenas 5G. Há ainda uma outra rede que é chamada de NSA, que usa antenas 5G e centrais de rede 4G. A diferença entre a rede SA e DSS está na velocidade. Enquanto a rede SA vem registrando velocidade média de conexão entre 300 megabit por segundo (Mbps) e 400 Mbps nas cidades onde já está disponível, o 5G DSS tem velocidade que, na média, oscila entre 40 Mbps e 60 Mbps.
No site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é possível consultar a lista de aparelhos 5G já homologados no Brasil no seguinte link: informacoes.anatel.gov.br/paineis/certificacao-de-produtos/celulares-em-5g
Com informações: Extra On Line (16.08.22)