A autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), para que as empresas de telefonia no Distrito Federal ativem a internet 5G, começa a valer nesta quarta-feira (6). De acordo com a agência de telecomunicações, Brasília serve de piloto para os processos de liberação nas demais capitais por já contar com as condições operacionais necessárias.
A tecnologia 5G standalone permite o tráfego de dados cem vezes mais rápido que o padrão 4G por utilizar um espectro de rádio mais abrangente, o que possibilita que mais aparelhos móveis se conectem simultaneamente. Além disso, a tecnologia favorece a uso de ferramentas inteligentes, interconexão de equipamentos e máquinas em tempo real.
O Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz), sob a supervisão da Anatel, criou uma “sala de guerra” na segunda-feira (4) para solucionar possíveis interferências causadas pela implementação da nova tecnologia, como por exemplo, o fim do sinal de TV parabólica analógica. No DF, segundo a agência, há 3.341 antenas desse tipo. A Anatel fará a troca sem custo para os inscritos no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal).
Com informações: R7 (06.07.22)