Um escriba na atual Israel ou Síria copiou em 400 grandes folhas de pergaminho o texto completo da Bíblia Hebraica, há cerca de 1.100 anos. Esse livro ficou perdido por quase 600 anos. Em maio, o documento, que pertence ao investidor e colecionador Jacqui Safra, sobrinho do bilionário Joseph Safra, irá a leilão na Sotheby’s de Manhattan que espera vender a peça por até US$ 50 milhões, o equivalente a R$ 261 milhões.
A última localização conhecida desta rara versão da Bíblia era uma sinagoga no nordeste da Síria, destruída entre os séculos 13 e 14. O livro passou a pertencer coleções particulares, desde que foi encontrado em 1929. Na semana passada, esta peça histórica estava na Sotheby’s, em Manhattan.
Conhecido como Codex Sassoon, está sendo anunciado pela Sotheby’s como o exemplo mais antigo de um códice quase completo contendo todos os 24 livros da Bíblia Hebraica. Faltam cerca de cinco folhas, incluindo os 10 primeiros capítulos do Gênesis. A casa de leilões tem uma estimativa de que o livro pode ser o mais caro já vendido.
Com informações: The New York Times e O Globo (19.02.23)