O governador da Flórida, Ron DeSantis, assinou um projeto de lei que proíbe tratamentos e cirurgias irreversíveis de transição de gênero para crianças, nesta quarta-feira (17). A proibição inclui os bloqueadores de puberdade, tratamentos de terapia hormonal e cirurgia de mudança de sexo.
De acordo com o projeto de lei SB 254, apresentado pelo senador estadual Clay Yarborough, o objetivo é proteger as crianças de “terapias e cirurgias drásticas de disforia de gênero que alteram a vida”. Tais procedimentos costumam ocorrer quando uma pessoa acredita que seu gênero não se alinha com seu sexo biológico.
“Quero dizer, eles estão tentando fazer operações de mudança de sexo em menores, dando-lhes bloqueadores de puberdade e fazendo coisas que são irreversíveis para eles. Isso não é baseado na ciência. Isso não é baseado em evidências”, afirmou DeSantis disse na assinatura do projeto de lei.
O republicano ainda alertou que alguns países europeus tentaram aderir a esses procedimentos, mas já reconhecem o prejuízo: “Na verdade, você teve países que tentaram fazer isso na Europa e eles reconheceram que isso era muito prejudicial. Um pequeno grupo de pessoas dentro da medicina, com muita carga ideológica, que está realmente promovendo esses tipos de procedimentos em menores. Achamos que isso está errado”, disse.
DeSantis observou que outros estados, como Colorado e Califórnia , aprovaram leis destinadas a se tornar um “porto seguro” para o cuidado de crianças transgênero, o oposto completo do que a Flórida está fazendo.
O governador afirmou que a lei recém aprovada “vai proibir permanentemente a mutilação de menores”.
“Acho que esta disposição é importante. Isso vai criar uma maneira de recuperar danos por ferimentos ou morte resultantes de cirurgias mutiladoras ou desses bloqueadores de puberdade experimentais dados a um menor. Porque o que acontece: eles passam por isso, envelhecem, e isso é um problema enorme. Eles deveriam poder processar o médico que os feriu e agora poderão fazê-lo com a lei”, disse DeSantis.
Com informações Townhall.com