Um projeto que está em fase de testes, liderado pelo hospital público Rambam Health Care Campus, localizado em Haifa – norte de Israel, conta com drones desenvolvidos no Brasil para transportar bolsas de sangue entre os hospitais da região.
O objetivo é, em uma situação de emergência, garantir o salvamento e o atendimento de pacientes com o transporte feito em segurança e no menor tempo possível.
Os drones utilizados nos testes possuem capacidade de carga de até 10 quilos e são fabricados pela empresa brasileira Speedbird Aero. A companhia também desenvolve toda a tecnologia operacional necessária e ainda fabrica os Veículos Aéreos Não Tripulados — Vants (UAVs, na sigla em inglês) para o transporte e a entrega de mercadorias para fins comerciais, industriais e de saúde, bem como drones-portos, que fornecem a infraestrutura de suporte para esses veículos. Com sede em Franca, no interior de São Paulo, a empresa foi a primeira a receber aprovação regulatória da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para executar entregas comerciais com drones, que incluem voos noturnos e voos que vão além da linha visual do piloto.
Segundo informações do R7, recentemente, foi realizado o teste-piloto em um percurso de cerca de 25 quilômetros entre o Rambam HCC e o Galilee Medical Center, em Nahariya, também no norte de Israel, com duração de 22 minutos. A experiência foi considerada um sucesso, resultando em decolagem e pouso pontuais e bolsas de sangue intactas e prontas para ser utilizadas.
Com informações R7