No segundo dia da 33ª Conferência Nacional de Escola Dominical em Porto Velho (RO), os seminaristas tiveram programação desde a manhã até a noite. O grupo de louvor da igreja local iniciou adorando a Deus com algumas canções. Em seguida, Marcelo Santos e Emerson Pedrosa conduziram a todos a um momento de louvor e adoração.
A segunda plenária ficou com o pastor Esequias Soares, presidente do Conselho de Apologética da Convenção Geral dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus do Brasil (CGADB) e da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), que abordou o tema “A Importância do Ensino das Escrituras para os Últimos Dias”.
Na sequência, Emerson Pedrosa entoou mais um louvor com a igreja e a professora Sileia Chiquini intercedeu pela professora Telma Bueno, editora do Setor de Educação Cristã da CPAD, que ministrou a terceira plenária da Conferência com o tema “Desafios para a Escola Dominical Pós Pandemia”. Telma destacou: “Acredito que todos vocês viveram anos difíceis, no qual nem queremos lembrar, mas no meio de tudo isso nós podemos contar com o Senhor”.
Após o período de almoço, os professores ministraram seminários para os grupos de A ao G em alguns locais no próprio Grande Templo e também externos. Os professores de jovens, adolescentes e crianças dirigiram-se para uma congregação do Setor 15 e outra congregação do Setor 16 e no clube Raimundo Cantuária. Os inscritos, que não tinham veículo próprio, puderam usar o ônibus da igreja que ficou disponível para fazer a
logística dos irmãos.
Enquanto isso, no templo, na sala de Escola Dominical, no salão do Estacionamento e na sala anexa, os pastores, superintendentes, os professores de adultos, educação especial e discipulado participaram das aulas que ocorreram em dois períodos e em seguida, dos workshops.
As aulas tiveram os seguintes professores: pr. Esequias Soares (SP), pr. Douglas Baptista (DF), pr. Alexandre Coelho (RJ), pr. Claiton Pommerening (SC), pr. Jamiel Lopes (SP), pr. Valmir Nascimento (MT), pr. Jader Cruz (RJ), pr. Joelson Lemos (RS), pr. Marcos Tedesco (SC), ev. Marcelo Oliveira (RJ), ev. Thiago Santos (RJ), Telma Bueno (RJ), Anita Oyaizu (SP), Joane Bentes (ES) e Sileia Chiquini (PR).
O período da noite iniciou com um momento de louvor e, na sequência, a CPAD fez o sorteio de uma cesta com livros da CPAD para todos os inscritos. A vencedora foi a irmã Shirley T. Oliveira, que veio com a caravana da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Buritis (RO).
Pastor Douglas Baptista ministrou a 4ª Plenária intitulada de “Educação Cristã e a Ortodoxia Bíblica”, tendo como texto chave Romanos 12.6-7 “Se é ensinar, que haja dedicação ao ensino”, repetiu o pastor em uníssono com todos os presentes.
E explicou: “No sentido formal, educação designa o ensino como um sistema que compreende tanto a teoria quanto a prática. É o que o famoso filósofo Aristóteles disse: ‘É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer’”.
Pastor Douglas explicou o perigo das falsas filosofias na Educação Cristã. Ele pontuou o conceito de Educação Cristã e também os desafios das filosofias. “Nós somos das Assembleias de Deus e nós somos ortodoxos, pois, cremos na doutrina correta. Não apenas cremos, mas vivemos nela”.
E completou: “É a Igreja do Senhor Jesus que prega a verdade, que defende a ortodoxia que incomoda o inferno, mas haverá um dia em que essa Igreja que tanto incomoda há de ser transladada desta Terra para estar com o Senhor Jesus, mas enquanto aqui nós estivermos, continuaremos a ser o Sal dessa Terra e a Luz desse mundo, pregando a ortodoxia bíblica, a doutrina cristã e a verdade do Cristo que liberta os pecadores”.
Antes do encerramento, o pastor presidente Nelson Luchtenberg fez os anúncios e as considerações finais.
Confira mais alguns momentos desse dia marcante nas fotos abaixo:
Texto: Luciene Saviolli para o CPAD News
Fotos: CPAD / HD Foto Studio