Estudantes missionários da Igreja Batista Harmony Hill em Lufkin, Texas, retornaram com segurança para os EUA nesta quinta-feira (03), depois que uma viagem missionária ao Níger foi adiada pela deposição do presidente eleito, Mohamed Bazoum, por soldados na semana passada.
Eles viajaram para Niamey, capital do país, como parte do Harmony Students, o ministério da juventude da igreja, e ficaram presos no país desde que o golpe foi lançado contra Bazoum em 26 de julho.
De acordo com um comununicado do Harmony Students, no Facebook, os alunos estavam programados para retornar aos Estados Unidos no domingo (30), mas foram impedidos pelo golpe. O aeroporto foi temporariamente fechado, atrasando o retorno da equipe.
O retorno dos missionários ocorre quando o Departamento de Estado dos EUA reeditou um Aviso de Viagem de Nível 4 na quarta-feira (02) alertando aos americanos a não viajarem para o país da África Ocidental.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou profunda preocupação com relatos de que foram presos vários membros do governo do Níger.
Segundo a Portas Abertas, o país é o 28º na Lista Mundial da Perseguição 2023.
Com informações: The Christian Post (04.08.23)