Nesta segunda-feira (7), a polícia indiana informou um novo confronto entre hindus e muçulmanos no Estado de Haryana. Tensão entre os grupo começou há uma semana, quando uma tumba e vários veículos foram incendiados e lojas foram saqueadas, durante uma procissão hindu em um bairro muçulmano.
Segundo as autoridades, ao menos sete pessoas morreram, desde o início dos conflitos. Entre as vítimas está o clérigo de uma mesquita incendiada na semana passada no distrito de Gurugram.
A comunidade muçulmana, minoritária na Índia, alega que recebe tratamento injusto pelo governo do Partido Bharatiya Janata, liderado pelo primeiro-ministro, Narendra Modi. No entanto, o governo rejeita as acusações.
Apesar da tensão entre os integrantes das comunidades hindu e muçulmanas estar cada vez mais intensificada, um magistrado de Gurugram suspendeu as ordens restritivas em vigor desde a semana passada, afirmando que “a normalidade voltou” no estado.
Conforme informações da Reuters, muitos muçulmanos deixaram as cidades para retornar às suas aldeias ou foram morar com amigos e parentes em outras áreas, com medo dos confrontos se estenderem.
Com informações Terra.com/ Reuters