Conforme publicado no CPAD News, uma multidão instigada por extremistas atacou igrejas e residências de cristãos em Jaranwala, distrito de Faisalabad, no Paquistão nesta quarta-feira (16). O estopim da violência seria a descoberta de páginas do Alcorão no chão, acompanhadas de uma carta contendo comentários blasfemos e o nome de Raja Masih.
O ataque deixou destruídas três igrejas presbiterianas, uma igreja católica, uma igreja Assembleia do Evangelho Pleno e uma igreja do Exército de Salvação. De acordo com informações da Missão Até Que Todos Saibam (ATQS), ainda nesta quarta-feira, além das igrejas três colônias cristãs foram atingidas e evacuadas.
A comunidade cristã está se deslocando para outras regiões em busca de abrigo. Segundo informações, mais de 500 famílias teriam fugido da região e estariam acampadas em matagais.
Devido à intensa violência, o governo do país, que segundo a Postas Abertas é o 7º na Lista Mundial da Perseguição 2023, afirmou ter mobilizado forças policiais adicionais e enviado o exército para ajudar a restaurar a ordem. Um porta-voz do governo de Punjab explicou em nota que mais de 100 pessoas foram detidas e que a polícia procurava a família acusada da blasfêmia. O clima segue tenso na região.
Com informações ATQS, APNews, Estado de Minas e Vatican News (17.08.23)