Aos 100 anos e 9 meses de idade, a matriarca de 180 membros de sua família, irmã Maria, partiu para estar com o SENHOR. Mulher de um legado admirável, deixou uma história de dezenas de anos, com inúmeros testemunhos de conquistas e de milagres operados por seu intermédio.
Sua missão cristã se estendia sobre os 19 filhos, 73 netos, 68 bisnetos e 20 tataranetos. Muitos moradores de Jales contaram com seu aconselhamento e intercessão, além de inumeráveis ministros de Cristo, crianças, jovens, mulheres, receberam Graças do SENHOR, por sua intercessão, o que a Eternidade revelará.
Como verdadeira obreira do SENHOR, irmã Maria sempre postou-se como referência. Suas principais características foram a firmeza de sua fé e crença, simplicidade e humildade, atuando sempre com vistas ao Reino eterno.
Sua história atravessou gerações e iniciou ao lado do marido, saudoso pastor Florentino Zacarias, homem que cooperou com o saudoso líder assembleiano, pastor Cícero Canuto de Lima.
Pastor Florentino faleceu em 19 de agosto de 1993, aos 83 anos. Por sua atuação pastoral, a região eclesiástica de Jales chegou a se estender de Fernandópolis, Indiaporã a Santa Fé do Sul, e atravessou a fronteira do Estado de São Paulo, adentrando ao então Estado do Mato Grosso, a Paranaíba, Costa Rica e Aparecida do Taboado, cidades do atual Mato Grosso do Sul.
Culto fúnebre
Com o templo cheio, o culto-fúnebre dessa notável obreira do SENHOR, contou com membros da igreja, familiares, amigos e admiradores de sua profissão de fé.
Sob a direção do pastor-local, Silas Agnaldo de Oliveira, a cerimônia fúnebre, antes do sepultamento teve a participação dos pastores Sebastião Umbelino, Olairton Oliveira (genro) e seu filho Silas Oliveira (ADB/Caieiras-SP), Eliseu Veloso Zacarias, filho (AD/Catanduva-SP), Samuel Goulart, líder da ADB/Taquaritinga-SP, e pastor Antônio Mesquita, da ADB/São Carlos-SP.
Fonte: Antônio Mesquita e Memórias das Assembleias de Deus/Pr. Natanael Santos