Após realizar um monitoramento digital, a Confederação Israelita do Brasil (CONIB) constatou que houve aumento de 576% nas manifestações preconceituosas contra judeus nas redes sociais desde o começo da guerra entre Israel e Palestina até janeiro de 2024.
Com a finalidade de combater o antissemitismo e ao discurso de ódio no país, a Confederação brasileira criou uma plataforma, onde disponibiliza informações de educação e conscientização sobre a história dos judeus, dados e pesquisa sobre as denúncias de preconceito, além de avaliações das políticas públicas e do ambiente regulatório das redes sociais.
De acordo com a CONIB, entre outubro e dezembro de 2023, foi registrado um aumento de 913% nas denúncias de antissemitismo, quando comparado ao ano anterior.
“Nosso objetivo é mitigar os impactos para a comunidade judaico-brasileira da apropriação polarizada e politizada da guerra entre Israel e Hamas, no país, que se reflete no acirramento de um clima de hostilidade, desrespeito e preconceito”, afirmou Claudio Lottenberg, presidente da Conib.
Com informações CNN