Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a inclusão de 21 mil beneficiários do Rio Grande do Sul no programa Bolsa Família. A medida visa apoiar a população atingida pela calamidade climática no estado.
O auxílio atende famílias registradas no Cadastro Único de programas sociais com renda de até R$ 218 por pessoa. De acordo com as informações, 170 mil novos beneficiários foram adicionados ao programa em todo o Brasil, no mês de maio de 2024. Na ocasião, apenas 2 mil eram do Rio Grande do Sul.
Pelo procedimento normal, essas famílias receberiam a primeira parcela do benefício em junho, já que a folha de maio está fechada e começa a ser paga no próximo dia 17. Contudo, o governo decidiu lançar uma folha extra para que os novos beneficiários recebam logo o auxílio.
O governo federal também anunciou nesta quarta (15), que será realizado o pagamento de um voucher de R$ 5 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas, afim de que elas façam a aquisição de bens, como geladeira e fogão.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul já identificou mais de 610 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas. O desafio agora é mapear quais famílias realmente foram afetadas e perderam bens. O governo deve criar uma regra que evite a exclusão de quem tem direito ao benefício e que também impeça fraudes.
Com informações Revista Oeste e Agência Brasil