Na última terça-feira (21), foi divulgada uma parte dos dados do Censo de 2022 da Escócia, que apresenta os resultados sobre religião e grupos étnicos. De acordo com a recente publicação, pela primeira vez, a maioria das pessoas no país não tem religião. Os demais dados serão publicados em sete relatórios nos próximos meses.
Os escoceses foram questionados a que religião eles pertenciam e mais da metade (51,1%) declarou não ter religião. O resultado foi considerado um aumento significativo em relação aos 36,7% que disseram o mesmo no Censo anterior de 2011. 6,2% dos entrevistados optaram por não responder a pergunta.
Em quase todas as Áreas de Conselho da Escócia, a maioria das pessoas se declararam ‘sem religião’. Com exceção de Na h-Eileanan Siar (as Hébridas Exteriores), onde ‘Igreja da Escócia’ foi a resposta mais comum, e Inverclyde, onde a maioria escolheu ‘Católica Romana’. No entanto, houve uma queda acentuada no número de escoceses que escolheram a ‘Igreja da Escócia’, passando de 32,4% em 2011 para 20,4% em 2022.
A pesquisa revelou ainda, um aumento na percentagem de pessoas na Escócia provenientes de minorias étnicas, passando de 8,2% para 12,9% na mesma década.
Com informações Christian Today