A Universidade Nazareno Oriental (Eastern Nazarene College, em inglês) anunciou o fechamento da instituição para final do ano de 2024. O anúncio aconteceu após os professores começarem o planejamento dos programas e cursos para o semestre de outono, em 25 de junho. A notícia preocupou todo o corpo docente e discente da instituição, pois o aviso prévio de seis meses é muito breve para eles.
As instituições cristãs devem estar, particularmente, empenhadas em encerrar ou reduzir o pessoal de uma forma que trate os ensinadores, os funcionários e os alunos com amor. Terminar bem as coisas é uma parte essencial do testemunho e da exibição de bons frutos para as faculdades e universidades cristãs, mas, infelizmente, o comportamento do Nazareno Oriental está longe de ser excepcional.
No verão passado, anúncios conflitantes saíram do Colégio do Rei (The King’s College, em inglês), em Nova York. Vários professores foram demitidos e todas as aulas de outono foram canceladas. No entanto, o conselho da instituição se recusou a dar o passo final para o fechamento. Outras instituições cristãs foram fechadas nos últimos anos. Ainda é longa a lista de instituições, que ainda não fecharam.
No futuro, quase todas as faculdades cristãs terão que planejar, encolher, fundir ou fechar. Estas escolhas difíceis serão inevitáveis e necessárias. Os conselhos e outras lideranças de escolas prestes a cortes e encerramento devem avisar o corpo docente e os funcionários com a maior brevidade possível de que a perda de emprego é uma possibilidade.
Com informações: Christianity Today (02.09.24)