A consulta ao quinto e último lote do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) foi liberada pela Receita Federal nesta segunda-feira (23), às 10 horas. Para saber se sua restituição foi incluída neste lote, o contribuinte deve acessar a página Receita Federal, clicando em “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, deve selecionar em “Consultar a Restituição”.
Ao realizar esse procedimento, o contribuinte poderá saber se há alguma pendência em sua declaração que impeça o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na chamada “malha fina”. Para isso, ele também pode acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
A Receita Federal informou que priorizou 86,5 mil contribuintes residentes no Rio Grande do Sul por causa do estado de calamidade decretado naquele Estado, em razão das chuvas, que começaram no dia 27 de abril de 2024, e que causaram enchentes em várias cidades.
A restituição será depositada no dia 30 de setembro, na conta informada pelo contribuinte no ato da declaração, de forma direta ou por chave Pix.
Com informações: Revista Oeste