Com ventos que chegam a 281 km/h e categoria 5, a mais alta na escala de intensidade, o furacão Milton tem previsão de atingir a costa da Flórida, em regiões densamente povoadas, como Tampa, Sarasota e Fort Myers, na noite desta quarta-feira (9).
Autoridades locais, inclusive o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediram que os residentes vulneráveis deixem as regiões que serão mais afetadas. A Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (Fema, na sigla em inglês), informou que até a manhã de terça (8), 11 condados haviam emitido ordens de saída obrigatória ou voluntária para cerca de 5,5 milhões de moradores de áreas costeiras e de baixa altitude no Estado.
Em declaração oficial na Casa Branca, Biden aprovou declarações de emergência para a Flórida e pediu que as pessoas deixem suas casas imediatamente. Ele ainda solicitou que as companhias aéreas ajudem as pessoas nesse movimento de saída, sem cobrar preços abusivos.
“Se você recebeu uma ordem para sair de casa, você deve segui-la agora. Você já deveria ter saído de casa. É uma questão de vida ou morte. E isso não é um exagero”, alertou o presidente, ressaltando que, “esta pode ser a pior tempestade a atingir a Flórida em mais de um século, e se Deus quiser não será, mas está parecendo assim agora”.
Diante dos alertas, a Disney emitiu nota anunciando a suspensão das atividades dos parques temáticos até quinta-feira (10), e o reembolso dos ingressos dos clientes. A Universal Studios e SeaWorld também ficarão fechados, com previsão de reabertura para sexta (11). O aeroporto de Tampa foi fechado na manhã de ontem (8).
O meteorologista mais veterano da NBC6 (canal local de Miami), John Morales, embargou a voz ao descrever a tendência de intensificação do fenômeno: “Peço desculpas. Isso é simplesmente horrível”, disse ao vivo.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, também reforçou o pedido de atenção à população e informou sobre o risco de tempestades muito fortes, com inundações que podem chegar a até 4,5 metros e ventos de 285 km/h. Segundo DeSantis, 8 mil agentes da Guarda Nacional foram acionados para atuar na região durante o período.
A tempestade Milton acontece a pouco mais de uma semana após o furacão Helene matar 230 pessoas em sua passagem pela Flórida até os Montes Apalaches, no Alabama. A região da Baía de Tampa não é atingida diretamente por um grande furacão há 103 anos.
Redação CPAD News/ Com informações SBT News e CNN Brasil