Neste dia 31 de outubro, celebramos os 507 anos da Reforma Protestante, movimento que marcou a história do cristianismo e resgatou alguns pontos importantíssimos da doutrina bíblica que haviam sido esquecidos.
Em 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero fixou nas portas da igreja de Wittenberg, na Alemanha, suas 95 teses provocadas pelo abuso na venda de indulgências pela igreja Católica em terras germânicas. Esse foi o estopim para começar com um movimento que, após a excomunhão do monge alemão, se espalhou pela Europa, consolidando-se com o tempo.
Em reportagem especial pelos 500 anos da Reforma, em 2017, a revista Obreiro Aprovado nº79, fez uma reflexão sobre os princípios fundamentais do movimento reformista. A publicação reforçou as verdades bíblicas esquecidas ou mitigadas, que foram resumidas pelos reformadores nos cinco pontos: “Sola gratia”, “Solus Christus”, “Sola Scriptura”, “Sola Fide” e “Soli Deo Gloria”. Confira abaixo o significado de cada um:
““Sola gratia” significa “Só a Graça”. Esse princípio quer dizer que a salvação do homem é uma questão de pura graça. O homem não pode operar a sua salvação. Claro, ele deve realizar boas obras, mas suas obras não precedem a sua justificação, mas seguem-na como seu fruto. A própria justificação é obra da graça de Deus.
“Solus Christus” quer dizer “Somente Cristo”. Isso expressa a mesma verdade anterior, apenas as palavras são diferentes: é somente através de Jesus Cristo que podemos chegar a Deus. Há um Deus, e há um só mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus (1Tm 2.5). Não há lugar para Maria ou para os santos como mediadores no esquema divino da salvação. Não há também sacerdotes intermediários. Não há lugar na igreja para “Alter Christus” (“Outro Cristo”). Somente Jesus é Aquele de que precisamos. Ele é a nossa sabedoria, a nossa justiça, a nossa santificação e a nossa redenção (1Co 1.30).
“Sola Scriptura”, por sua vez, quer dizer “Somente as Escrituras”. Esse princípio afirma que Deus tem a primeira e a última palavra em nossa vida através de Sua Palavra. Não há lugar para a tradição eclesiástica – por mais antiga e venerável que seja – como algo igual em autoridade. A Bíblia é a nossa única regra de fé e prática.
“Sola fide” significa “Somente a fé”. Esse princípio assevera a verdade de que a única possibilidade para o homem receber a graça de Deus é aceitá-la pela fé. Esta fé não derroga a “Sola gratia”, como se o homem ainda tivesse de contribuir para a obra da salvação. Pelo contrário, é apenas a mão vazia pela qual recebemos o dom da graça. Fé sempre significa olhar completamente para fora de si mesmo, para Jesus.
Por fim, “Soli Deo Gloria” significa “Somente a Deus a glória”. Ou seja, toda glória é devida somente a Deus, e não a homens, santos, papas ou quaisquer autoridades eclesiásticas, por mais piedosas que sejam. “
A Casa Publicadora das Assembleias de Deus preparou uma promoção especial em celebração aos 507 anos Reforma Protestante, válida até às 23h59min desta quinta-feira (31). Acesse o site da Livraria CPAD e aproveite as ofertas imperdíveis, que incluem 50 títulos diferentes, entre livros, Bíblias e hinários, com 30% de desconto.
Redação CPAD News/ Com informações revista Obreiro Aprovado nº79 – 4º trimestre/2017