Na última quinta-feira (5), o Office for National Statistics (ONS), revelou que o nome de origem árabe, Muhammad, se tornou o mais popular para meninos nascidos no Reino Unido.
Segundo os dados do instituto, só no ano de 2023, foram registrados 4.661 Muhammads na Inglaterra e no País de Gales. Em 2022, o total foi de 4.177.
O nome ultrapassou Noah, que foi para o segundo lugar, com 4.382 registros em 2023, ante 4.586 no ano anterior. O terceiro nome mais popular para meninos em 2023 foi Oliver.
Esta é a primeira vez que o nome Muhammad, com essa grafia específica, lidera o ranking. Em outros anos, a soma das variações da grafia de Muhammad, como Mohamed, já atingiram o topo da lista.
De acordo com uma análise do jornal The Telegraph, outros dois nomes de meninos de origem árabe tiveram um crescimento expressivo em 2023: Ayman (47%) e Hasan (43%). Entre as meninas, os nomes árabes também tiveram um aumento significante, com Aizal e sua variante Ayzal subindo 479% e 183%, respectivamente. Inaya, que significa “cuidado” ou “proteção” em árabe, aumentou 48%.
Esses dados testificam que o islamismo está se impondo cada vez mais à cultura ocidental. De acordo com o relatório “Europe’s Growing Muslim Population”, conduzido pelo Pew Research Center, a população muçulmana na Europa tende a triplicar até o ano de 2050, em contraste com a própria população europeia, que tende a diminuir.
O nome Muhammad vem do Profeta que fundou do Islã e proclamou o Alcorão. Significa “louvável” ou “louvável” do verbo árabe “ḥammada”, que significa “louvar”, e é muito comum meninos e homens de regiões com forte presença muçulmana, como Oriente Médio, Norte da África e Sul da Ásia, sejam registrados com o nome do Profeta.
Redação CPAD News/ Com informações O Antagonista e Veja