A Rússia anunciou, por meio de sua agência de notícias estatal TASS, que desenvolveu vacinas contra o câncer, em colaboração com diversos centros de pesquisa, e prevê distribuir gratuita para os pacientes já no início de 2025.
Segundo o Centro Nacional de Pesquisa Médica do Ministério da Saúde russo, estão sendo trabalhadas duas linhas de vacinas oncológicas. Uma delas é a vacina personalizada, que utiliza a tecnologia mRNA (a mesma utilizada em doses contra a covid-19). Ela funciona “com base na análise genética do tumor de cada paciente” e ‘ensina’ o sistema imunológico a reconhecer células cancerígenas.
Já o segundo imunizante, é a Enteromix, que é composta por quatro vírus não-patogênicos “que têm a habilidade de destruir células malignas e, simultaneamente, ativar a imunidade de pacientes contra um tumor”, explica o centro de pesquisa.
De acordo com Alexander Gintsburg, diretor do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, os testes pré-clínicos mostraram que o imunizante suprime o desenvolvimento do tumor e possíveis metástases. No entanto, ainda não foram divulgados mais detalhes, como quais tipos de câncer podem ser tratados com as vacinas.
Redação CPAD News/ Com informações Exame e Agência Brasil