A partir desta quarta-feira (08), os cidadãos brasileiros que tiverem interesse em entrar no Reino Unido precisarão de uma autorização de viagem eletrônica (ETA, na sigla em inglês). O processo custa 10 libras esterlinas, aproximadamente R$ 77. A medida vale para os portadores de todos os passaportes: comuns, oficiais e diplomáticos.
O ETA permitirá que os viajantes permaneçam no Reino Unido por até seis meses para passear, visitar familiares ou amigos, realizar negócios ou curso acadêmico de curta duração; trabalhar no setor criativo por até três meses sob a concessão de visto de trabalhador criativo; visitar o país para um trabalho remunerado permitido (pré-agendado e pré-aprovado); realizar escala, mesmo que não esteja passando pelo controle de fronteira do Reino Unido.
Um visto deverá ser solicitado, caso o visitante deseje ficar mais de seis meses no Reino Unido. Uma vez concedido, o ETA é vinculado digitalmente ao passaporte, não sendo necessária uma cópia impressa. A validade do ETA é de até dois anos, desde que ele e o passaporte ao qual ele está vinculado estejam dentro da validade.
Além do ETA, também é necessário passar pela imigração britânica para entrar no Reino Unido. A autorização de viagem eletrônica poderá ser obtida por meio do aplicativo para iPhone ou Android, ou pelo site do governo britânico.
O processo dura cerca de 10 minutos e será necessário o envio de uma foto do passaporte e do rosto do solicitante. Também será necessário responder algumas perguntas e pagar uma taxa, que poderá ser feita pelo cartão de crédito, de débito, Apple Pay ou Google Pay.
Com informações: Rádio 93 FM