Nesta quarta-feira (22), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou em uma das suas redes sociais um ultimato ao presidente Russo, Vladimir Putin. Caso a Rússia não pare a guerra, serão impostas novas sanções e tarifas ao país.
“Farei um grande FAVOR à Rússia, cuja economia está falhando, e ao presidente Putin. Acertem agora e PAREM com essa guerra ridícula! SÓ VAI PIORAR”, afirmou o republicano.
Trump declarou que “ama o povo russo” e que apesar de sempre ter tido um bom relacionamento com Putin, se um acordo não for firmado, ele não terá outra escolha “a não ser impor altos níveis de impostos, tarifas e sanções em qualquer coisa vendida pela Rússia aos Estados Unidos e vários outros ‘países participantes’. Vamos acabar com essa guerra, que nunca teria começado se eu fosse presidente!”, escreveu ele, e ressaltou: “podemos fazer isso do jeito fácil ou do jeito difícil”.
A guerra começou em fevereiro de 2022, quando tropas militares da Rússia invadiram a Ucrânia por três frentes: pela fronteira russa, pela Crimeia e por Belarus, país forte aliado do Kremlin. A invasão culminou em ataques por ar, mar e terra, com diversas cidades bombardeadas, inclusive a capital Kiev. A guerra, que tem se arrastado até os dias atuais, é criticada internacionalmente e gerou sanções econômicas do Ocidente à Kremlin.
Redação CPAD News/ Com informações CNN