Deportados dos Estados Unidos devem chegar ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE) na tarde desta sexta-feira (7). Em sequência, eles seguirão em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) rumo a Belo Horizonte (MG). Este é o segundo avião com imigrantes deportados desde o início do novo Governo Trump. O primeiro voo pousou em Manaus no dia 24 de janeiro.
De acordo com o Governo do Ceará, 135 imigrantes devem desembarcar na capital cearense. “A decisão do presidente Lula é que no momento em que esse avião entre no Brasil, o avião tem que pousar no local mais próximo, para que o brasileiro não fique em um avião algemado. Eles vão pousar em Fortaleza, que é o local mais próximo. E evidentemente que toda a nossa solidariedade aos brasileiros e brasileiras que estavam nos Estados Unidos lutando pela vida”, disse Elmano de Freitas, governador do estado.
A Polícia Federal informou que o uso de algemas em imigrantes é uma praxe em voos fretados dos EUA para repatriação, mas elas são retiradas ao pousar no Brasil, pois os deportados não são prisioneiros.
O avião parte de Alexandria, no estado norte-americano de Louisiana, com uma escala técnica em Porto Rico.
Com informações G1