A alta nos preços da carne tem feito os consumidores buscarem outras alternativas mais acessíveis, como o ovo. Além da demanda elevada, fatores climáticos e sanitários passaram afetar a oferta de ovos e agravar o quadro inflacionário.
Segundo os produtores de ovos, o calor intenso reduziu a produtividade das granjas no Brasil e resultou em baixa produção e aumento de custos do produto. A alta no preço do milho e a proximidade da Quaresma, o período de quarenta dias antes da Páscoa, também são alguns dos fatores apontados como responsáveis por elevar o preço dos ovos no supermercado.
Em paralelamente, há ainda a influência do surto de gripe aviária nos Estados Unidos. O caso resultou no abate de mais de 40 milhões de aves entre o final de 2024 e janeiro de 2025, o que contribuiu para reduzir a oferta global e pressionou ainda mais os preços.
De acordo com o IBGE, os números do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mostram que a inflação dos preços de aves e ovos subiu 1,69% em janeiro. No acumulado de 12 meses, a alta foi de 7,84%.
Redação CPAD News/ Com informações CNN Brasil