O crescimento do cristianismo e a importância das igrejas evangélicas no Brasil ganhou destaque no cenário audiovisual. Nesta segunda-feira (7), estreiou a série documental da GloboNews “Crentes, além dos muros”, na qual apresenta a relação entre as igrejas evangélicas independentes, consideradas ‘de bairro’, e seus fiéis.
O antropólogo Juliano Spyer explica que as igrejas evangélicas ‘de pequeno porte’ desenvolvem um papel, além de religioso, mas também de rede de apoio dentro das comunidades.
“O evangelho das periferias, das igrejas de portas de garagem, que é a principal igreja do Brasil… Essas igrejas em que as pessoas recriam o vínculo de familiaridade, e com isso ajudam a encontrar emprego, a encontrar vaga em creche, a encontrar consulta com especialistas, com advogados, com médicos”, disse Spyer, que já escreveu dois livros sobre os evangélicos brasileiros, ao programa Fantástico.
Uma recente pesquisa, publicada no CPAD News, revela que o crescimento da população evangélica no Brasil deverá atingir 3,7 pontos percentuais em 2026, comparando com o ano de 2022. Segundo os dados, no próximo ano, 35,8% dos brasileiros será composta por evangélicos.
O estudo, conduzido pela Mar Asset Management, utilizou como base os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a população evangélica em 2000 e 2010, além de levar em conta o aumento do número de templos. No Brasil, cerca de 5 mil templos evangélicos são inaugurados anualmente. Em 2024, foram registrados um total de 140 mil templos.
A reportagem do Fantástico do último domingo (6), citou que uma pesquisa publicada em 2019, que registrou quase 110 mil igrejas evangélicas em todos os estados e no Distrito Federal – o levantamento não inclui igrejas sem CNPJ.
O documentário “Crentes, além dos muros”, dirigido por Rafael Norton, contará com o total de três episódios que destacam histórias e experiências que unem as comunidades e fazem com que os cristãos evangélicos sejam o segmento religioso que mais cresceu no país, nos últimos 30 anos.
Redação CPAD News/ Com informações Fantástico, G1 e Mar Asset Management