Ao se deparar com o hino cristão mais antigo conhecido, datado do século III, o historiador australiano e clérigo anglicano John Dickson resolveu contactar o compositor evangélico australiano Ben Fielding, da Hillsong, e o cantor evangélico norte-americano Chris Tomlin para compor uma versão moderna em inglês da referida música, que foi lançada há duas semanas na internet com o título “The First Hymn” (“O Primeiro Hino”).
As palavras e notações musicais desta obscura canção sagrada, escrita em grego em um fragmento de papiro descoberto há mais de um século, traziam os dizeres “Pai, Filho e Espírito Santo” e eram uma resposta às crenças pagãs.
“Os cristãos que produziram isso estavam tentando criar uma música que fosse compreensível para a cultura local”, disse Dickson à Christianity Today. “É, ao mesmo tempo, adoração e Cristianismo público”, afirmou ele. Dickson conta que contatou Ben Fielding, um compatriota australiano e compositor da Hillsong, com o objetivo de transformá-lo em uma obra cantável para a igreja atual.
As primeiras conversas entre Dickson e Fielding eventualmente levaram a uma colaboração com o artista de adoração vencedor do Grammy, Chris Tomlin, culminando na produção da nova canção de adoração e de um documentário sobre a descoberta e o estudo do fragmento de papiro contendo o hino.
Redação do CPADNews / Com informações: Christianity Today