Uma igreja ortodoxa grega foi atacada durante um culto por dois drones, na cidade de Suqaylabiyah, na região central da Síria, neste domingo (24). Na ocasião, uma pessoa foi morta durante a explosão e outras seis pessoas ficaram feridas. A maioria no culto era de cristãos sírios, mas havia também oficiais do governo na cerimônia.
De acordo com parceiros locais da Portas Abertas, cinco dos feridos tiveram lesões superficiais e a sexta vítima também não teve ferimentos muito graves, mas precisou ficar internada sob cuidados médicos. apenas as seis vítimas que estavam fora da parte central do templo foram atingidas,
Segundo a agência de notícias siría-árabe (SANA, da sigla em inglês), o grupo rebelde de origem turca, Hayat Tahir al-Sham (HTS, da sigla árabe) é responsável pelo ataque. O grupo é conhecido como filiado à Al-Qaeda e, recentemente, aprendeu a produzir vários tipos de explosivos que podem ser controlados remotamente e alcançam alvos distantes. Acredita-se que esse ataque foi operado a partir da região de Idlib, Nordeste da Síria.
A Síria é o 15º país na Lista Mundial da Perseguição 2022, conforme a Portas Abertas.
Com informações: Portas Abertas (25.07.22)