Após protestos contra o conteúdo com heresias sobre a fé cristã e a doutrina da Trindade em livro didático, distribuído para crianças do ensino médio, o governo indonésio decidiu revogar o material.
Um grupo inter-eclesiástico, a Comunhão das Igrejas na Indonésia e líderes católicos se posicionaram exigindo a revisão do livro escolar Pancasila and Citizenship Education, escrito e publicado em 2021 por dois muçulmanos que descreveram a doutrina da Santíssima Trindade, base da fé cristã, como: “Deus, a Virgem Maria e Jesus Cristo”.
O caso tomou ampla discussão em julho, quando uma página nas mídias sociais contendo a explicação dos autores sobre catolicismo e protestantismo se tornou viral. Na definição sobre o protestantismo, mencionava: “O Senhor do protestantismo é Deus, a Virgem Maria e Jesus Cristo como três singular ou Trindade. Seu livro sagrado é o Evangelho. Os cristãos protestantes são obrigados a adorar todo fim de semana em suas respectivas igrejas”.
E sobre o catolicismo, definia: “Seu Senhor é o mesmo que os protestantes, a saber, a Trindade de Deus, a Virgem Maria e Jesus Cristo. Seu livro sagrado é também o Evangelho. Com um culto diferente do protestantismo, os católicos são obrigados a cultuar todo fim de semana na igreja católica”.
Cristãos e líderes da igreja católica criticaram o Ministério da Educação da Indonésia por imprimir o livro com conteúdo inaceitável. A Comunhão de Igrejas na Indonésia emitiu uma carta direcionada ao ministro pedindo a revisão do livro e o envolvimento das instituições religiosas no processo de correção do conteúdo.
Com a repercussão, o Ministério da Educação, Cultura, Pesquisa e Tecnologia emitiu um comunicado no último dia 26 de julho, afirmando que o livro será revisado com o apoio da Conferência Episcopal da Indonésia e a Comunhão das Igrejas na Indonésia.
“Estamos retirando o livro que circula atualmente em formato eletrônico e em breve o substituiremos por uma edição revisada. Para a versão impressa, interrompemos o processo de impressão e a próxima impressão usará a edição revisada”, afirma o comunicado.
O Ministério acrescentou que distribuirá imediatamente “o suplemento revisado para aqueles que receberam o livro”.
A pasta também agradeceu as “contribuições, sugestões e correções para a melhoria contínua dos livros educativos”, e afirmou que todo o material que publica “é um documento vivo que está sendo constantemente aprimorado e atualizado”.
De acordo com a UCA News, o padre franciscano Vinsensius Darmin Mbula, presidente do Conselho Nacional de Educação Católica, informou que planejava enviar uma carta ao ministério, mas antes que o fizesse foi contatado pelo escritório da pasta para discutir o assunto junto à Conferência dos Bispos da Indonésia.
Mbula contou ao noticiário, que além de explicar corretamente sobre a Trindade, a revisão também abordará outras questões, “como a fonte dos ensinamentos da fé católica”.
Outro padre que contribuiu para revisão, Andreas Atawolo, professor de teologia dogmática na Driyarkara School of Philosophy, com sede em Jacarta, afirmou que o conteúdo original do livro era “absolutamente errado e herético” e destacou que tanto os católicos quanto os protestantes “acreditam em um Deus trinitário: Pai, Filho e Espírito Santo”.
Com informações UCA News e ICC