Para celebrar o Dia Nacional da Libras, comemorado no dia 24 de abril, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Joinville (IEADJO), presidida pelo pastor Sérgio Melfior, realizou o Workshop Discipulado para Pessoa com Deficiência (PcD), no dia 12 deste mês, na congregação São Paulo. O evento reuniu, aproximadamente, 130 pessoas de Joinville e de outras três cidades catarinenses: Barra Velha, Antônio Carlos e Palhoça. O objetivo do Workshop foi capacitar líderes e aspirantes à liderança no discipulado inclusivo, especialmente, na evangelização e no discipulado de surdos.
“O evento foi maravilhoso e muito importante para nós, como igreja, alcançarmos as pessoas com deficiência e todas as suas necessidades. Toda a equipe trabalhou com dedicação, e alcançamos o objetivo de oferecer mais informações aos irmãos, além de mobilizar e motivar pessoas para atuarem com esse público tão especial. Desde o início, convidei o Dr. Leandro e a irmã Greyce para esse desafio, e eles têm se dedicado intensamente. O primeiro passo foi identificar e localizar todas as pessoas com deficiência em nossas congregações. Agora, vamos seguir reunindo essas pessoas em novas atividades e incentivando outros a aprender Libras, a se comunicar com os surdos e a desenvolver estratégias tanto na sede quanto nas congregações para alcançar mais vidas”, destacou o pastor Sérgio Melfior.
A programação contou com palestras ministradas por pessoas envolvidas na área. O pastor Joary Jossué Carlesso, coordenador geral do Discipulado para o Brasil, apresentou o tema das doenças raras e lançou a “Operação Mefibosete”, um chamado à igreja para “localizar, acolher, servir e discipular” cada pessoa com deficiência, com base no texto bíblico de 2 Samuel 9.
“Eu e minha esposa tivemos a oportunidade de compartilhar nossa experiência como pais de uma criança especial, nossa filha Maria Helena, que esteve presente e foi uma verdadeira inspiração para todos os participantes. Seu testemunho tocou muitos corações e motivou os líderes a desenvolverem ações em suas congregações voltadas ao acolhimento de pais atípicos. Também destacamos a importância do conhecimento sobre doenças raras e a sensibilidade de tratar cada pessoa com suas necessidades específicas, sempre com amor, empatia e respeito”, compartilhou o Pr. Joary Carlesso.
Também participaram da programação a irmã Katiuscia Carlesso, com estratégias para evangelização de famílias atípicas; a professora Greyce Raquel Pereira, com a demonstração prática do Manual de Evangelização e Discipulado em Libras, e o evangelista Dr. Leandro Aguiar, que ministrou sobre a base legal da inclusão da Libras e os direitos das pessoas com deficiência no contexto cristão e social.
“O nosso coração está cheio de gratidão. Agradeço ao nosso pastor presidente, Pr. Sérgio Melfior, pela confiança e visão; ao Pr. Joary Carlesso, coordenador do Discipulado para o Brasil, pelo apoio; e a todos os irmãos e pastores da IEADJO que têm feito o discipulado com PcD acontecer. Como fruto deste workshop, já demos início a um treinamento para intérpretes na Igreja Sede, nos cultos de terça-feira, onde os intérpretes mais experientes estão discipulando crianças que fizeram o curso básico de Libras no CCOM, capacitando-as para interpretar textos bíblicos. Nossas próximas ações envolvem alcançar mais pessoas, engajar toda a comunidade surda e também envolver as demais pessoas com deficiência da igreja e suas famílias no Projeto Mefibosete — para que possamos localizá-las, acolhê-las, servi-las e discipulá-las, capacitando-as também para fazer outros discípulos”, afirmou o Ev. Dr. Leandro Aguiar.
A irmã Greyce Raquel Pereira, líder do Discipulado PcD ao lado do esposo e autora da obra, também expressou sua alegria. “Sou imensamente grata a Deus pela oportunidade de lançar o Manual de Evangelização e Discipulado em Libras, fruto de uma parceria abençoada através do Discipulado para o Brasil. Esse material foi lançado oficialmente na Loja da Bíblia e também apresentado no Workshop Discipulado PcD. Tenho plena convicção de que Deus está movendo poderosamente para que, por meio da Libras, possamos alcançar muitas almas em todo o Brasil. A cada página, a cada sinal, estamos aproximando mais pessoas da graça e do amor de Cristo.”
A equipe de intérpretes da IEADJO ficou responsável em traduzir o evento em Libras, para facilitar a inclusão das pessoas surdas. E ainda contou com palestras sobre o discipulado de pessoas com deficiência visual, com destaque para o uso da Bíblia em áudio (Proclaimer), apresentado pelo Pr. Danrlei Almeida, ilustrado com o testemunho do Pb. Jairo, discipulado através do Proclaimer pela IEADJO e hoje multiplicador da Palavra.
Essa programação faz parte do compromisso do Departamento de Discipulado da IEADJO com a inclusão e o cumprimento da Grande Comissão. Segundo os organizadores, o workshop marca o início de uma nova fase no discipulado inclusivo da igreja, que agora se estrutura para alcançar ainda mais pessoas por meio da evangelização em Libras e outras ações voltadas à acessibilidade.
Redação CPAD / Com informações e fotos cedidas pelo Departamento de Discipulado da IEADJO