Na última quarta-feira (5), um ataque que matou quatro crianças e deixou outras feridas na creche Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau (SC), comoveu todo o país e chamou ainda mais atenção para a necessidade de reforçar a segurança no ambiente escolar.
Em uma sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), que aconteceu após a tragédia, a deputada estadual Ana Campagnolo (PL-SC) solicitou prioridade na tramitação de projeto de lei, de sua autoria, que visa um programa de segurança nas escolas.
A proposta do Programa Estadual de Vigilância e Monitoramento da Rede Estadual de Ensino foi apresentada pela parlamentar dois dias antes da tragédia na creche, e se divide em três linhas: segurança profissional armada, câmaras internas e externas e treinamento e capacitação em segurança.
De acordo com as informações no site da deputada,”a lei prevê que todas as escolas estaduais de Santa Catarina deverão conter pelo menos um vigilante armado durante o período escolar, câmeras de video monitoramento na entrada das escolas, nos ambientes comuns e dentro das salas de aulas, além de um treinamento anual para os funcionários das escolas para a conscientização e identificação de possíveis sintomas que indiquem problemas relacionados à saúde mental de crianças e adolescentes, assim como a abordagem pedagógica para prevenção de fatores que influenciem a prática de ações lesivas à comunidade escolar”.
Campagnolo destaca a possibilidade de o projeto não resolver o problema da violência, mas acredita que ele irá amenizar e trazer soluções pontuais.
“As crianças são os bens mais valiosos para as famílias e devem ser protegidas por todos, incluindo as famílias e os poderes públicos de todas as esferas”, afirma a parlamentar.
Com informações Pleno News