O Instituto de Pesquisa DataSenado entrevistou 21.808 cidadãos, por telefone, entre os dias 5 e 28 de junho, e divulgou recentemente a 21ª edição do “Panorama Político 2024 – Posicionamento político do brasileiro”.
No tópico do estudo que aborda a religião, foi observado que a maioria dos eleitores brasileiros, considerando todos os credos, se posicionam com neutralidade ou centralidade.
Entre os evangélicos no Brasil, os que se consideram de direita somam 35%, apenas 8% se declaram de esquerda, 9% de centro, 42% responderam a opção ‘nenhuma das alternativas anteriores’ e 5% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa também mostra que os católicos de direita estão sete pontos abaixo que os evangélicos, totalizando 28%. Além disso, 15% dos católicos se declaram de esquerda, 10% de centro, 39% nenhuma das anteriores, e 7% não souberam ou não quiseram responder.
Entre o eleitorado que declara ser de outras religiões ou sem religião, 21% é de esquerda, 21% é de direita, 13% de centro, 41% nenhuma das anteriores e 4% não souberam ou não quiseram responder.
De acordo com o DataSenado, que já entrevistou mais de 55 mil cidadãos ao longo dos anos, o estudo “avalia a opinião dos brasileiros para indicar prioridades para a atuação parlamentar e quantificar percepções em relação à democracia brasileira; ao desempenho do parlamento; e aos principais temas em debate no país, inclusive aqueles que se inserem no contexto de eleições, como a identificação ideológica do eleitor”, afirma o site.
Redação CPAD News/ Com informações Senado