Nesta quinta-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto presidencial que antecipa o pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas para os meses de abril e maio. As parcelas serão depositadas junto com a data regular de pagamento mensal.
Sendo assim, a primeira parcela será paga entre 24 de abril e 8 de maio, junto com a aposentadoria de abril. A segunda parcela será paga entre 25 de maio e 8 de junho, junto com o pagamento de maio. De acordo com a folha de pagamentos de fevereiro, o governo estima que 34 milhões de brasileiros, aproximadamente, deverão receber o 13º antecipado. A antecipação deve injetar na economia cerca de 73 bilhões de reais.
E para consultar, o aposentado ou pensionista poderá acessar o site ou aplicativo Meu INSS, fazer login e colocar a senha. No menu, selecione “Extrato de Contribuição”. Clique em “Baixar PDF” para obter o documento do INSS. Outra maneira é ligar para a Central de Atendimento no telefone 135. Informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais para a atendente, de forma a evitar fraudes. Mas esse atendimento só é feito de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Vale ressaltar que é falsa a informação que o pagamento do 14º salário será feito no final do ano, como circula em vídeos nas redes sociais e plataformas de vídeo. O INSS afirma que não existe essa previsão.
Redação CPAD / Com informações G1