Uma equipe do projeto conhecido como Noah’s Ark Scans está determinada a provar a existência da Arca de Noé e descobrir a região onde a embarcação está localizada. A estrutura geológica de 163 metros de comprimento, está localizada, aproximadamente, 35km ao sul do cume do Monte Ararat, na Turquia, próximo à fronteira iraniana, no distrito de Doğubayazıt, em Ağrı.
As operações no “local do barco” ainda não começaram. Os arqueólogos ainda realizam pesquisas geofísicas, perfurações de núcleo e planejamento cuidadoso. O pesquisador do projeto, Andrew Jones, disse que a principal prioridade da equipe era proteger a área, pois ela fica em um fluxo de terra ativo com invernos rigorosos.
No ano passado, amostras de solo de dentro e de fora do “formato do barco” foram coletadas pelo geólogo turco Memet Salih Bayraktutan e enviadas para análise na Universidade Ataturk, em Erzurum (Turquia), e retornaram com alguns resultados promissores.
As principais conclusões revelaram que havia um pH mais baixo dentro da estrutura suspeita da arca, além de ter concentração de matéria orgânica mais alta. Na parte de dentro foi notada a existência maior de potássio em comparação com o lado de fora.
Outra conclusão importante foi que a grama interna realmente fica mais clara e amarela no outono. Os achados os fizeram acreditar que a estrutura é uma criação antiga feita pelo homem, em vez de uma mudança ecológica na paisagem ao longo do tempo.
A equipe procura abrir um vão e usar uma câmera para visualizar o interior, sem danificar o local.
Redação CPAD News / Com informações Extra