Um pesquisador da Universidade Hebraica, o arqueólogo israelense Yosef Garfinkel, descobriu que um território com ruínas de cinco cidades fortificadas fora de Jerusalém pertencia ao rei Davi.
De acordo com Garfinkel, as cidades datam do início do século 10 a.C., cerca de 200 anos antes do que se pensava, concluindo que a sua construção ocorreu na época do reinado de Davi.
“Essas cidades não estão localizadas no meio do nada, é um padrão de urbanismo com o mesmo conceito urbano”, afirmou o pesquisador em entrevista ao jornal Times of Israel.
As ruínas estão localizadas em Khirbet Qeiyafa, Tell en-Naṣbeh, Khirbet ed-Dawwara, Lachish e Beth Shemesh, ao norte e oeste de Jerusalém.
Na Bíblia, os livros de Samuel retratam Davi, o terceiro rei do Reino Unido de Israel, como um jovem pastor e harpista que ganha fama ao matar Golias, um guerreiro dos filisteus. Após sua ascensão, o rei Davi estabeleceu Jerusalém como a capital de Israel.
A descoberta de Garfinkel foi registrada após apurações em visitas a sítios arqueológicos e pesquisas anteriores e foi publicada na revista científica Jerusalem Journal of Archaeology.
Com informações Dol e Times of Israel