CPADNews

Lançamento do Novo Currículo na CPAD Megastore RJ

O evento aconteceu no dia 18 e contou com a presença de pastores e de superintendentes da Escola Bíblica Dominical de diversas igrejas

Lançamento do Novo Currículo na CPAD Megastore RJ

Nem a forte chuva que assolou o estado do Rio de Janeiro durante toda a noite anterior, atrapalhou a chegada dos irmãos à CPAD Megastore no sábado, 18 de dezembro. A programação iniciou a partir das 10h, com a palavra introdutória do Gerente de Comunicação, irmão Leandro Silva e o Gerente da Loja, Ricardo Santos que fez a oração inicial.

O Gerente de Publicações, pastor Alexandre Coelho contou, brevemente, sobre a História da Escola Dominical que iniciou com crianças, através do jornalista Robert Raikes que, foi chamado de profano, pois essas crianças eram chamadas de menores infratores. O movimento cresceu pelo mundo, chegando até ao Brasil e desde então as igrejas vêm abrindo suas portas para a Escola Dominical.

Pastor Alexandre ainda definiu o que era currículo e enfatizou que o Novo Currículo de Escola Dominical da CPAD foi feito com início, meio e fim. “O currículo é organizado e ensinado de forma progressiva e essencial. Ou seja, transmitimos aos alunos, de um jeito que ele possa aprender, por exemplo, para criança nunca começamos pela morte de Jesus, mas sim que Papai do Céu foi quem fez todas as coisas. Nosso ensino precisa ser progressivo. Daí a importância do currículo, pois, são várias revistas pensadas em cada faixa etária.”

Ele ainda explicou que o currículo dura sete anos e se a criança cumprir todas as revistas de acordo com sua faixa etária, não vai usar a mesma revista duas vezes. Ele destacou a importância das pastas de visuais, onde deve ser adquirido por todo professor de crianças. “A criança precisa de algo visível para entender a cena de uma história, diferente do pré-adolescente e do adolescente, por exemplo”, ensinou, mostrando cada revista do Berçário até Primários.

A editora Flavianne Vaz também esteve presente e antes de apresentar a revista Juniores, ela perguntou a plateia quem era pastor, superintendente ou professor e ainda se era professor da área infantil, adolescente ou adulto. A irmã Simone Santarém, da Igreja Ministério Evangelístico Novo Ser, em São João de Meriti (RJ), era uma das superintendentes que estava presente e não mediu esforços e veio com seus dois filhos ao Lançamento, para conhecer mais sobre cada revista e levar essa informação adiante. “Estou com expectativa lá em cima, quero muito me reunir com os meus professores e repassar tudo que estou aprendendo aqui hoje. Minha igreja tem seis classes e, aproximadamente, 250 membros e já utilizamos o material de Escola Dominical da CPAD”, explicou Simone.

Flavianne ainda enfatizou a importância de a igreja investir em uma classe de Pré-Adolescentes, onde não é muito comum de ser encontrada, pois ou esta faixa etária está com as crianças ou com os adolescentes. “Existe diferença nestas classes. E é de suma importância para igreja investir no pré-adolescente, pois nesta fase é muito comum alguns se perderem no caminho”, explicou a professora, que é responsável pelas revistas de Adolescentes e O Caminho para o Céu.

E explicou a diferença das revistas de Pré-Adolescentes, Adolescentes e Juvenis. “Como é importante cada igreja valorizar essas revistas de acordo com as classes. Pois elas são feitas pensadas neste professor e aluno, ou seja, se usarmos a revista Juvenis na classe de Adolescentes, por exemplo, vamos ter problemas depois de entendimento do assunto”, ensinou.

Flavianne ainda enfatizou a importância dos professores usarem semanalmente o site Escola Dominical criado pela CPAD, onde tem recursos para os professores, como os subsídios de todas as Lições.

Pastor Alexandre enfatizou que é muito importante e necessário para o professor ter um Plano de Aula, e agora está vindo na revista Lições Bíblicas, onde o professor vai aprender a dividir o tempo correto para cada etapa da aula e não chegar ao final sem ter concluído toda aula.

Ele ainda diferenciou as revistas Discipulado, Discipulando e O Caminho para o Céu e como cada uma delas pode ser utilizada. E aproveitou para apresentar a presença do comentarista de Adolescentes, Pastor Rafael Luz. “Foi um evento muito proveitoso, conhecer a estrutura do novo currículo da Escola Dominical, foi algo edificante. Saber que a CPAD se preocupa detalhadamente com cada faixa etária e com conteúdos específicos, todos fundados na Palavra de Deus”, contou Rafael.

Um momento bem interessante foi quando o gerente Leandro mostrou o site Escola Dominical a todos, onde foi de muita valia, pois, a maioria ainda não conhecia o site e ficaram admirados com o mesmo. “Tanto os subsídios, artigos, videoaulas, gestão de Escola Dominical, por exemplo, podem ser lidas e compartilhadas neste site”, avisou.

Todos assistiram ao vídeo de apresentação das revistas e o gerente Ricardo fez a oração final para encerramento. “O evento de lançamento foi sensacional, com participação de diversos ministérios, inclusive, de denominações co-irmãs. O novo currículo está sendo muito bem-aceito, graças a Deus. A casa sempre na vanguarda e com produtos de qualidade”, disse o gerente da loja.

Segundo a professora Maria Marcia, da AD da Lapa, essa foi a primeira vez que ela participou do Lançamento de um currículo de ED e aprendeu que é necessário se preocupar com a faixa etária de cada turma. “Com a pandemia tive uma deficiência muito grande com falta de alunos e de professores, e assim precisei juntar pré-adolescentes e adolescentes na mesma sala. Mas saio daqui com o coração disposto a pedir a Deus que levante mais pessoas para essa obra e dividir as turmas. Foi muito proveitoso, vocês estão de parabéns!”, afirmou.

A opinião não foi diferente para o pastor Jeová Oliveira, que veio com a esposa Luiza Maria M. S. Oliveira a convite da prima Maria G. C. Pimenta da Silva, que é colportora da CPAD. “Fomos pegos de surpresa, pois somos do Ceará e estamos de viagem. Achei maravilhoso e vou repassar lá na minha cidade tudo que aprendi e incentivar as pessoas a frequentarem a Escola Dominical. Temos uma carência muito grande de professores, principalmente, na área infantil, mas eu mesmo vou indicar cursos voltados para eles, para não desistirem da ED, que é essencial para o crescimento da igreja!”, finalizou.

 

Com informações: Site Escola Dominical (CPAD) / Por: Luciene Saviolli (CPAD Web)