Um bombardeio atingiu um vilarejo que era habitado predominantemente por cristãos em Tal Tawil, uma pequena vila no Norte da Síria. O ataque aconteceu no último dia 28 de maio e deixou o local quase inabitado
Na redes sociais foram compartilhadas fotos de uma igreja danificada, e a veracidade das imagens foi confirmada por uma organização parceira da Portas Abertas na Síria. “Essa região é regularmente atacada pela Turquia e seus aliados. A igreja foi atingida por canhões e mísseis”, disse um membro da organização.
A vila de Tal Tawil está localizada na margem fértil do rio Khabur, e como outras vilas na região, são conhecidas como áreas cristãs por serem habitadas há muito tempo por cristãos assírios. Durante o bombardeiro, casas na vila também foram danificadas.
Nos últimos anos houve uma grande emigração de cristãos na região. Segundo o membro da organização, diariamente a população recebe ameaças de uma invasão turca, e com cresce o medo de, com a concretização da invasão, toda a área de vilas cristãs se torne bases das forças armadas turcas.
De acordo com a Portas Abertas, muitos cristãos fugiram de Tal Tawil para Tel Tamr, quase dez quilômetros a leste. A Turquia tem tomado territórios da Síria desde 2016, e os sírios temem que o exército turco e seus aliados de fato avancem para mais regiões, conforme insinuado pelo presidente turco Erdogan.
Com informações Portas Abertas