Dengue volta a preocupar a população brasileira, que deve registrar 1.960.460 casos da doença no ano de 2024. O Ministério da Saúde divulgou a estimativa nesta terça-feira (30), durante um encontro entre representantes da Sala Nacional de Arboviroses, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Brasília. Entretanto, o órgão afirmou que o número pode variar de 1.462.310 até 4.225.885 de casos.
Apenas nas primeiras três semanas deste mês de janeiro, os casos aumentaram em 170% em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram contabilizados um total de 217.841 casos prováveis da doença, 15 mortes confirmadas e 149 estão sendo investigadas.
Ainda nesta terça (31), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que as doses da vacina contra a dengue ainda não começaram a ser entregues para os 521 municípios brasileiros selecionados, em razão de uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a ser cumprida pelo laboratório Takeda, responsável pela produção do imunizante. Mas, essa distribuição deve iniciar já na segunda semana de fevereiro.
Com informações Agência Brasil