Uma pessoa ou empresa pode consultar se tem dinheiro esquecido em algum banco, consórcio ou outra instituição através do Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC). Se confirmado, no mesmo site é possível saber como solicitar o valor. Também pode consultar o CPF de familiares falecidos. Ao todo, R$ 8,56 bilhões estão disponíveis para resgate.
O SVR voltou a ganhar destaque após a Câmara dos Deputados aprovar, na última quinta-feira (12), um projeto que autoriza o governo a recolher os recursos que não foram resgatados por titulares das contas. Para verificar informações sobre falecidos, é preciso seguir orientações do site do BC. Caso haja valor de titularidade da pessoa falecida, selecione “Acessar o SVR”.
Os titulares das contas e os procuradores (no caso de contas de falecidos) terão até 30 dias após a publicação da norma para resgatar os valores. Após esse período, os valores serão entregues ao Tesouro Nacional.
Aprovado pelo Senado, o texto irá à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que poderá vetar trechos ou a íntegra do projeto.
Com informações: G1, site do Banco Central e Pleno News