Na Tailândia, menos de 1% da população se declara cristã evangélica. Para muitos, “ser tailandês é ser budista”. E foi isso que o missionário da International Mission Board (IMB), Stephen Cox, mais ouviu quando se mudou para o norte do país, na cidade de Chiang Mai, e começou a estudar a língua e a cultura do local.
O jovem passou a conviver com cristãos tailandeses de primeira geração, e ouviu os testemunhos de como foi para eles crescerem com pouco acesso ao Evangelho e imersos nos templos budistas. Além de fazerem ofertas e davam o melhor de si, mesmo sem encontrar a satisfação que só foram encontradas em Cristo.
Cox entendeu o poder desses relatos e pensou em “uma maneira de fortalecer a obra de Deus em suas vidas e divulgar essas histórias”. Ele passou por um treinamento que o capacitou a usar as mídias sociais e publicidade digital para promover um acesso significativo de mais pessoas ao Evangelho.
“A igreja sempre fez esse tipo de evangelismo amplo de semeadura… Costumávamos colocar folhetos nas caixas de correio das pessoas. Mas as pessoas não estão mais indo para suas caixas de correio; elas estão indo para suas contas de mídia social. Então, estamos fazendo a mesma coisa, só que de uma maneira nova”, explicou a estratégia.
O projeto recebeu doações de igrejas nos EUA para financiar os anúncios. A primeira campanha da equipe foi um anúncio de mídia social, perguntando “Como podemos orar por você?”.
De acordo com a IMB, quando a equipe começou a planejar seu segundo anúncio, a cidade de Chiang Mai foi inundada e muitos moradores perderam tudo. Além disso, um ônibus escolar em Bangkok cheio de crianças pegou fogo e mais da metade das crianças, que estavam no ônibus, morreram.
“Os corações ficaram pesados após essas tragédias nacionais, então Cox e sua equipe criaram um anúncio simples que reconhecia a fragilidade do mundo e fazia um link para uma apresentação do evangelho, bem como recursos de assistência a desastres”, afirma o site da organização.
Em seguida, a equipe publicou um terceiro anúncio que direcionava o público para assistir ao testemunho de um cristão tailandês. Os resultados dessas campanhas de divulgação surpreenderam a equipe. Segundo a IMB, os anúncios atingiram mais de 980.000 pessoas, 70.000 pessoas assistiram ao depoimento na íntegra, e mais de 500 pessoas enviaram mensagens expressando agradecimento ou querendo conversar.
Em seu site, a organização missionária pede para que os cristãos de todo o mundo intercedam para que o trabalho de Evangelismo digital na Tailândia siga dando bons frutos.
“Ore por Cox e sua equipe, enquanto eles continuam a compartilhar mais testemunhos de crentes tailandeses. Ore para que Deus direcione os anúncios para os feeds do Facebook daqueles que precisam vê-los e que, por meio de esforços de engajamento digital, muitos tailandeses em Chiang Mai depositem sua fé em Cristo”, pede a IMB.
*Alguns nomes foram alterados por motivos de segurança.
Redação CPAD News/ Com informações imb.org