Nesta segunda-feira (6), a Direção do Instituto Nacional de Defesa Civil informou que pelo menos 15 pessoas morreram e 20 ficaram feridas em uma série de deslizamentos na região peruana de Arequipa (sul). Outras duas seguem desaparecidas e as autoridades temem que os números possam ser ainda maiores.
A região mais atingida é o distrito Nicolás Valcárcel, província de Camaná (oeste de Arequipa), onde quatro cidades próximas ao Río Grande sofreram com a destruição. O governador regional Rohel Sánchez reconheceu que um relatório da Defesa Civil levanta temores de que o saldo de vítimas seja maior. Segundo ele, muita atividade de mineração ocorre nas colinas que cercam essas cidades, com trabalhadores escavando em túneis.
O governador disse que o número de vítimas das chuvas em Arequipa chega a 12 mil pessoas e ele precisou suspender sua visita à zona afetada em função do mau tempo. As autoridades de Arequipa solicitaram ao governo central de Lima que declarasse estado de emergência devido a um desastre natural.
Com informações: AFP e O Dia (07.02.23)