O presidente do Seminário Teológico Batista Ucraniano (UBTS), Yaroslav Pyzh, relatou que cerca de 400 congregações batistas ucranianas foram destruídas na guerra da Rússia contra a Ucrânia. Atualmente, ele trabalha para restaurar a liderança pastoral nas cidades afetadas.
Enquanto voluntários de seis Centros de Assistência Humanitária “Nós nos importamos” em toda a Ucrânia estão ajudando os deslocados internos a passar o inverno em suas casas, substituindo telhados, janelas e portas, Pyzh disse que o verdadeiro desafio para a UBTS é reconstruir a liderança pastoral em locais onde os pastores foram deslocados.
De acordo com Pyzh, muitos pastores foram deslocados de áreas devastadas pela guerra, não restando ninguém. Cerca de 2.300 congregações batistas existiam em toda a Ucrânia antes do início da guerra em fevereiro, de acordo com a União de Igrejas Evangélicas Cristãs Batistas de Toda a Ucrânia.
Enquanto o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados estima que um terço dos ucranianos foram deslocados de suas casas, muitos pastores permaneceram e as igrejas responderam muito às necessidades da guerra, disse Pyzh.
Pyzh estima que cerca de 150 graduados e estudantes da UBTS estão trabalhando nos Centros de Cuidados que, segundo ele, precisarão levar luz e sal espirituais às comunidades devastadas pela guerra, além de ajudar a reconstruir estruturalmente as comunidades e fornecer suprimentos necessários. A UBTS está treinando voluntários para servir como conselheiros para os residentes deslocados internos e aqueles que permaneceram.
As doações dos batistas do sul estão ajudando a financiar o apoio dos Centros de Cuidados , mas Pyzh disse que as doações diminuíram bastante à medida que a guerra continuou. Os Centros de Cuidados cresceram a partir de ministérios da igreja local estabelecidos em conjunto com os governos locais e estão localizados em prédios que os governos estão fornecendo sem nenhum custo.
A UBTS, que oferece educação gratuita aos estudantes durante a guerra, planeja trabalhar com cerca de uma dúzia de centros de atendimento até o final do ano, disse Pyzh. Com a taxa de inflação da Ucrânia de quase 30%, a UBTS suspendeu as mensalidades e está se concentrando em arrecadar fundos para apoiar seus esforços educacionais.
Pyzh, que é o pastor fundador da Journey Church em Lviv, encoraja os batistas do sul a continuar orando por um milagre de paz e vitória, orar especificamente pela reconstrução da liderança da igreja, continuar doando aos esforços de ajuda humanitária na Ucrânia e considerar estabelecer bolsas de estudo para apoiar os alunos da UBTS durante a guerra.
Com informações: Christianity Today / Por: Diana Chandler / Imprensa Batista