Nesta segunda-feira (20), no primeiro dia do cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista Hamas, foi permitida a entrada de mais de 600 caminhões transportando ajuda humanitária à população do enclave palestino. É esperado que em 42 dias no total, mais 30 reféns israelenses sejam libertados pelo grupo Hamas contra mais de mil detentos palestinos. A próxima troca está prevista para o próximo sábado (25).
Neste domingo (19), Israel libertou 90 prisioneiros, a maioria deles mulheres e menores de idade, em troca da libertação de três reféns israelenses pelo grupo terrorista Hamas. As três mulheres libertadas são: Romi Gonen, 24 anos, Emily Damari, 28 anos, e Doron Steinbrecher, 31 anos. A troca está na primeira parte do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza e foi negociada por Catar, Egito e Estados Unidos.
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu lembrou que a pausa no conflito é apenas temporária e que Israel se reserva o direito de retomar os ataques caso julgue necessário, porque o fim definitivo da guerra na Faixa de Gaza só vai ser negociado nas fases seguintes do acordo de cessar-fogo, bem como a reconstrução do território palestino e também a entrega dos corpos dos reféns que morreram em cativeiro.
Com Informações: CBN e G1