A chegada de um ciclone extratropical, em decorrência de uma área de baixa pressão continental entre o norte da Argentina e o Paraguai, deixa a população da Região Sul do Brasil em alerta nesta quarta-feira (12).
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), “este sistema irá se configurar no decorrer de hoje sobre o continente, intensificando os ventos ao longo do dia sobre grande parte da Região Sul, com rajadas que podem superar os 80 quilômetros por hora (km/h). Na faixa litorânea do Rio Grande do Sul, as rajadas devem ser ainda mais intensas, podendo superar os 110 km/h em alguns pontos”.
Autoridades de várias cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul tomaram medidas preventivas de segurança como interdição de rodovias e suspensão de aulas na Rede Pública. Foi recomendado aos motoristas que evitassem as rodovias devido à deslizamentos.
Esse fenômeno estará associado a uma frente fria que deverá avançar pelo país, causando baixas temperaturas, também no Sudeste, no Centro-Oeste e pode atingir o sul da região amazônica.
Com informações: Agência Brasil (12.07.23)